A Polícia Federal do Espírito Santo deflagrou na manhã desta terça-feira (7), a Operação Pakman. Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Vitória, quatro em Cariacica, três em Guarapari, dois em Vila Velha, um em Viana e um na Serra, totalizando 15. Também estão sendo cumpridos seis mandados de sequestros de bens pertencentes aos investigados.

“Além do cumprimento das citas ordens judiciais, o que se busca é a obtenção de novos elementos de prova para desmantelar uma organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas entre o Espírito Santo e a Espanha” – detalha a PF.

A Operação Pakman teve início com informações recebidas da Polícia Civil que dava conta da possível existência de um grupo de pessoas que comercializariam drogas na grande Vitória, em especial o haxixe, que seria enviado para o Espírito Santo a partir da Espanha.

“Com o avanço da investigação, foi constatado que, de fato, há uma organização criminosa com clara divisão de funções, com fornecedor de haxixe residente na Espanha, com gerentes em Guarapari e Cariacica, distribuidores em Vitória, Vila Velha e Serra, além de associados para a lavagem de dinheiro também na Grande Vitória” – detalha a PF.

Leia também:   Bombeiros capixabas são enviados para buscas de vítimas após chuvas no Rio Grande do Sul

Com os novos elementos coletados durante a deflagração da operação novas medidas poderão ser solicitadas.

RAZÃO DO NOME

“Os integrantes da organização criminosa usam a gíria Pak para se referir ao haxixe, assim, o homem responsável pelo fornecimento da droga seria o Pakman”, explica a Polícia Federal.

CRIMES INVESTIGADOS PELA POLÍCIA FEDERAL

Os investigados poderão responder pela prática do delito de Organização Criminosa (Art. 2ºda Lei 12.850/2013), Tráfico Internacional de Drogas (Art. 33 da Lei 11.343/2006) e, eventualmente, pela Lavagem de Capitais (Art. 1º da Lei 9.613/1998).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here