Destacando que 2020 está sendo um ano muito importante para as aspirações de instalação de um complexo portuário em São Mateus, o diretor da Petrocity Portos José Roberto Barbosa da Silva protocolizou na Prefeitura nesta quinta-feira (14) pedido para a implantação da unidade de geração de energia do empreendimento. De acordo com o diretor, a planta é para a produção de 1.8 gigawatts de energia.

Para isso, segundo José Roberto, o empreendimento pretende implantar, além de uma usina fotovoltaica, uma termoelétrica. Segundo ele um navio gaseiro será utilizado pela termoelétrica. O diretor acrescentou que também tramita no Ibama o pedido de licenciamento ambiental para a instalação da termoelétrica e do navio gaseiro.

Antes de iniciar a reunião, o prefeito Daniel Santana recebeu em seu gabinete a diretoria da Petrocity Portos e colocou à disposição as equipes de todas as secretariais municipais “para auxiliar no que for preciso”.

José Roberto destacou que o complexo portuário de São Mateus passou a fazer parte da relação de portos do Brasil e hoje é um porto autorizado. “Este ano está sendo muito importante. Conseguimos avançar com os ajustes necessários dentro do PDM [Plano Diretor Municipal] para avançarmos com as obras do centro administrativo, subestação de energia, ETE, ETA. Avançamos também com o Governo Federal no que se refere a aprovação e assinatura do contrato de adesão. Agora estamos também dando sequência na retomada das autorizações municipais para início das obras” – afirmou.

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Obras da retroárea têm previsão de iniciar até o final deste ano; as do porto, até o final de 2021

José Roberto voltou a enfatizar que espera que as obras da retroárea do complexo portuário sejam iniciadas até o final do segundo semestre deste ano. As obras do Porto em si devem começar até o final de 2021, segundo ele. “Esperamos efetivamente”.

O diretor explicou que um licenciamento ambiental está em trâmite no Iema, outro no Ibama, e que os estudos estão sendo refeitos porque, agora, o projeto tem características diferentes, sendo algumas de competência do Ibama.

“Por exemplo, a energia acima de 300 megawatts, lá vai ser 1.8 gigawatts, a questão da operação do navio gaseiro, que é questão federal, das unidades da Marinha, que é de competência federal, a elevação do volume de cargas de 11,4 milhões de toneladas para 18 milhões, acima de 15 milhões de toneladas também é questão de nível federal e outras atividades que é de competência da União”.

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O empreendimento tem a previsão de investimento de R$ 3,2 bilhões no porto, R$ 5,5 bilhões na área administrativa, e outros R$ 9 bilhões na implantação de uma ferrovia. A expectativa é da geração de 3.000 empregos na operação do porto e outros 1.000 na cidade da energia.

CARAVANA DA RETOMADA

Também participaram da reunião o presidente da Petrocity Geração de Energias Ronaldo Badim, o presidente da Brasil Participações, acionista e membro do conselho de administração da Petrocity Portos Josué Cleones Zóboli, o presidente do Grupo BTO, responsável pelas obras administrativas do complexo portuário, Júlio Salvador, o procurador jurídico do Grupo BTO Bruno Henrique Santos e o engenheiro do Grupo BTO Linconl Pizzeta. José Roberto classificou a equipe como caravana da retomada.

Os diretores e equipe se reuniram com os secretários Renilto Quimquim Correia (Agricultura e Obras), Ricardo Cassa Louzada (Meio Ambiente), Júnior Eler (Comunicação), além do procurador da Prefeitura Selem Barbosa de Faria.

São Mateus-ES

1 COMENTÁRIO

  1. Mesmo sendo da iniciativa privada, a burocracia ainda continua sendo um entrave para investimentos de maior envergadura. Parabéns a Petrocity, na pessoa do Diretor José Roberto, Presidente Bolsonaro, Ministro Tarcisio e Prefeito Daniel, que se esforça para a concretização deste invest.

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