Se a vida lhe der um limão, faça uma limonada! Esta pode ser uma recomendação com os resultados das eleições para São Mateus, que não elegeu representantes nativos para a Assembleia Legislativa e o Congresso Nacional. Na análise da votação do dia 2, sem lançar pedras e fazendo também uma mea-culpa, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Fundão, citou uma reflexão popularizada pelo filme O Rei Leão 3: Hakuna Matata, produção dos Estúdios Disney: “Para conseguir o que quer, você deve olhar além do que você vê”.
No encerramento da primeira sessão plenária na nova sede da Câmara Municipal, no dia 6, o vereador presidente aproveitou para parabenizar a todos os candidatos que concorreram na eleição de 2022, destacando que é preciso coragem para disputar a preferência dos eleitores.
O primeiro a ser cumprimentado foi Rodrigo Azevedo Batista, o Rodrigo da Cozivip, que obteve a maior votação para deputado estadual. “Uma nova liderança política surgiu em São Mateus”, define Paulo Fundão, que apoiou Rodrigo na busca por uma vaga na Assembleia Legislativa.
O presidente da Câmara ainda parabenizou os candidatos Carlinhos Lyrio, Neucimar Fraga (apoiado por Paulo e que obteve 39.539 votos, ficando na primeira suplência), José Carlos Monteiro Neto (Monteirinho), Palloma Daher, Fabrício Buzetti, Dr. Jorge Silva, Keydson Quaresma e Freitas (o mais votado de São Mateus nas urnas capixabas).

Leia também:   Bombeiros capixabas são enviados para buscas de vítimas após chuvas no Rio Grande do Sul

*LIDERANÇA*
“Os números das eleições de 2022 denotam que São Mateus e o norte do Estado carecem de uma liderança que possa tirar nossa região da triste realidade de não termos lídimos representantes nem na Assembleia Legislativa e nem na Câmara Federal”, conclamou Paulo Fundão aos colegas de parlamento e a toda a sociedade mateense e regional.
Ele entende que é inadiável ‘construir’ uma liderança “que busque a convergência, a harmonia e a união em prol do nosso Município e de nossa região”. Com essas qualidades, avalia que será possível superar vaidades e interesses pessoais para fazer uma política diferenciada em São Mateus, sem divisões.
Citou como exemplos de novos líderes os prefeitos de Pedro Canário, Vila Velha e Viana. Em São Mateus, recordou que foram 10 candidaturas a prefeito em 2020, número considerado excessivo e prejudicial à unidade no Município.
“Precisamos fazer uma reflexão do que queremos e de quanto que São Mateus perdeu e de quanto que a Região Norte perdeu [nessas eleições]. Não foram os candidatos que perderam. Quem perdeu foi São Mateus, quem perdeu foi a Região Norte. Precisamos de líderes que possam unir, e que possa São Mateus ser a ponte que una não só os municípios vizinhos, mas também outros mais longínquos. Daqui podemos eleger deputado federal e dois deputados estaduais” – afirmou Paulo Fundão.
O presidente da Câmara insiste que a unidade proposta possa ajudar a reduzir consideravelmente a pulverização de votos para os parlamentos estadual e federal, em detrimento dos interesses do Município de São Mateus. Ele citou inclusive que vários candidatos de outros municípios foram bem-sucedidos nas urnas mateenses, em especial o colatinense Sergio Meneguelli, o deputado estadual mais votado da história do Espírito Santo.
A receita para superar essa divisão é identificar um líder gestor que tenha sensibilidade de ver concorrente nas urnas apenas como um adversário pontual, e não como inimigo, entende o presidente da Câmara.
“Primeiro temos que acertar o nome [desta nova liderança]. Aquele que vencer em 2024 tem que ter a percepção de chamar o segundo colocado para governar junto, e aí já pensar em 2026. Assim acredito que sairemos do marasmo de não ter nenhum representante do Município tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal” – orienta Paulo Fundão.

Leia também:   PF cumpre mandado em casa de suspeito de armazenar conteúdo de abuso sexual infantil

2º TURNO
Com a aproximação do segundo turno, que acontecerá dia 30 para escolha do governador e do presidente da República, Paulo Fundão pede respeito com quem manifesta posição eleitoral diferente, expurgando ódio, raiva, insensatez e outros sentimentos desagregadores.
“Se queremos um País melhor, um Estado melhor, uma Cidade melhor, temos que começar dentro de casa: respeito, liberdade, família, caridade, trabalho e evolução. Respeite o seu próximo, cuide do mais frágil, e tente ser melhor hoje do que foi ontem” – conclamou o presidente da Câmara de São Mateus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here