Coordenador e assessor da Pastoral da Comunicação na Diocese de São Mateus, o padre Patric da Silva Wanderley está entusiasmado com os avanços atingidos na retomada da Pascom e planeja novos passos a partir de 2019. Entre as metas para o próximo ano estão a integração das equipes que atuam com mídia nas paróquias e uma relação de maior proximidade com os profissionais católicos que atuam na comunicação. Aos 35 anos de idade e dois de sacerdócio, Patric é também o diretor da Rádio Kairós, emissora da Diocese de São Mateus.

Ele salienta que, com essas parcerias que envolvem também outros meios de comunicação, está sendo possível cobrir os principais eventos oficiais do calendário diocesano, envolvendo naturalmente as paróquias, as foranias e a própria Diocese. A Pascom é responsável também pelo site da Diocese, pela publicação de boletins informativos e pela criação e desenvolvimentos de artes gráficas.

Nascido no Hospital de Mucurici, mas filho de família de Ponto Belo, o padre Patric reforça que a Pascom, cujos primeiros passos foram dados na Diocese em 1989, impulsionados pela Campanha da Fraternidade daquele ano, é uma pastoral diferente a serviço de todas as outras na ação evangelizadora. Ele salienta inclusive que essa ação orgânica ainda precisa ser melhor compreendida e exercitada. Nesse contexto, destaca que a discussão nacional mais atual na Pascom é exatamente em torno da desterritorialização da pastoral e das paróquias. “Não é possível mais determinar os limites geográficos de uma paróquia”, exemplifica.

Patric explica que a Pastoral da Comunicação hoje é composta por uma equipe diocesana, com um coordenador geral, responsável pela articulação, e por coordenadores das foranias. “O bispo acompanha tudo, de perto. Ele lê os textos produzidos, às vezes até antes da publicação” – detalha. A capacitação acontece em três encontros anuais, sempre aos sábados, em Nova Venécia.

Entre os desafios, destaca a articulação da Pascom para atuação integrada em todas as paróquias. E, em um projeto missionário, também identificar e dar formação pastoral aos profissionais católicos que atuam na comunicação. A intenção inclusive é que sejam integrados à vida nas comunidades, com participação em pastorais ou movimentos. Um sonho é poder transmitir uma missa diária, com a presidência do bispo Dom Paulo Dal’bó.

RÁDIO KAIRÓS

Como diretor geral, o padre Patric Wanderley está empolgado também os novos tempos na Rádio Kairós. Ele enfatiza que a emissora tem perfil comercial e por isso prima pela profissionalização. Ao elogiar os 12 profissionais que integram a emissora, “uma das que melhor paga no Espírito Santo”, destaca também os investimentos feitos em equipamentos, unidade móvel e na própria sede, no Bairro Sernamby. Também apresentador do programa Clube do Ouvinte, às 18h, Patric enfatiza ainda a credibilidade alcançada junto à audiência e também no comércio regional para a sustentabilidade financeira da Kairós.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here