Claudio Caterinque
Repórter

O Município de São Mateus teve praticamente o dobro da média de chuvas esperada para o mês de outubro. De acordo com dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia, localizada no Bairro Litorâneo, nos 31 dias do mês foi registrada uma altura de chuva de 217,8mm. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural calcula uma média histórica de 90mm e 120mm de chuvas em outubro.

De acordo com a previsão do Instituto Climatempo, as chamadas chuvas de verão vão predominar na maior parte da Região Sudeste neste mês de novembro. “Entre o norte de São Paulo e o oeste de Minas Gerais, a chuva deve ser frequente e volumosa, com acumulados acima da média histórica. Nas demais áreas, as pancadas de chuva serão isoladas e pontuais com e os acumulados que vão ficar abaixo da média para o período” – afirma o Instituto.

Ainda segundo o Climatempo, a chuva abaixo da média sofre influência do resfriamento das águas do Oceano Pacífico equatorial —caracterizado pela La Niña— e do aquecimento das águas do Oceano Atlântico Sul próximo à costa do Sudeste, entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

Leia também:   Em São Mateus, 71,82% dos quilombolas têm menos de 50 anos, aponta IBGE

“Com a La Niña, as áreas do centro-sul do país, incluindo os 3 estados do Sul e parte de Mato Grosso do Sul e São Paulo ficam com chuva irregular ao longo do mês”, prevê.
“Além disso, com o aquecimento da costa do Sudeste, as frentes frias vão passar rápido pelo Sul do país, ficando estacionadas por mais tempo sobre a Região Sudeste, mantendo a canalização do fluxo de umidade do interior do País”.

 

Foto do destaque: Wellington Prado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here