O Incaper prevê dias mais quentes, tempo seco e com poucas nuvens nos primeiros dias da Primavera em todo o Espírito Santo, condição que atinge também a região Sudeste do Brasil.

Segundo o Instituto, o tempo fica mais quente neste final de semana com temperaturas que podem atingir os 39°C neste domingo (24) nas áreas mais baixas da região sul do Estado, como Cachoeiro de Itapemirim, Alegre e Jerônimo Monteiro.

O Instituto enfatiza que as temperaturas máximas no domingo devem chegar aos 36°C em Marilândia, Colatina e Nova Venécia, e 35ºC em São Mateus.

De acordo com o Incaper, ao longo da próxima semana, um sistema de alta pressão deixa o tempo seco e com poucas nuvens sobre o Estado, influenciando no aumento significativo nas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, situação potencialmente perigosa, podendo causar impactos na saúde humana, de animais domésticos e na agricultura.

Ainda segundo o Incaper, as ondas de calor são impulsionadas principalmente por condições prolongadas de tempo seco, com aumento da insolação resultantes de ventos seco que descem da alta atmosfera em direção ao solo. “Quando a pressão atmosférica aumenta entre o nível médio e a superfície, inibindo a formação de nuvens, provocam também aumento na temperatura das massas de ar” – complementa.

Leia também:   Bombeiros capixabas são enviados para buscas de vítimas após chuvas no Rio Grande do Sul

Primavera traz mudanças aceleradas nas condições do tempo, aponta Incaper

A estação das flores, como é conhecida a Primavera, começou na madrugada deste sábado (23), às 3h50, e se estende até 22 de dezembro. Meteorologicamente, por ser uma estação de transição entre o Inverno e o Verão, a Primavera traz mudanças aceleradas nas condições de tempo na Região Sudeste do Brasil, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

 

No Espírito Santo, apesar de diminuírem a frequência, algumas frentes frias ainda avançam com fraca intensidade. “As massas de ar frio que acompanham as frentes provocam quedas ocasionais de temperatura, principalmente na região Serrana. Há um aumento progressivo na quantidade de precipitação, marcando a passagem da estação seca para a chuvosa” – afirma.

 

De acordo com o Incaper, na estação são observadas pancadas de chuva mais severas, principalmente à tarde e à noite, devido à ocorrência de instabilidade atmosférica. “Em meteorologia, instabilidade é a tendência que as parcelas de ar têm de acelerarem ao saírem de sua posição original. De maneira especial, é a tendência dessas parcelas acelerarem para cima depois de serem levantadas. A instabilidade é um pré-requisito para a condição de tempo severo: quanto maior a instabilidade, maior o potencial para tempestades severas” – explica.

Leia também:   Submetralhadora é apreendida em Nova Venécia durante operação contra furtos e roubos na zona rural

 

O Incaper destaca que as primeiras zonas de convergência de umidade começam a se formar sobre o Espírito Santo do meio para o final da estação de maneira geral. A previsão é que a média acumulada de chuva para a estação fique acima dos 400 mm, com maior frequência nos meses de novembro e dezembro.

 

As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 24/26°C na região Serrana e 28/30°C nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 15/16 ºC na região Serrana e 19ºC nas demais regiões.

 

Foto: TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here