Paralela às obras de contenção da Ladeira do Besouro, outra parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura permitiu o início ao projeto de requalificação urbana no Sítio Histórico do Porto de São Mateus com foco na revitalização e segurança da área.

Segundo a Prefeitura, nesta etapa inicial os trabalhos concentram-se na ladeira da Rua Coronel Domingos Rios, com execução do rampamento e escalonamento do talude de corte, visando não apenas a estética do local, mas também a prevenção de transtornos para os moradores próximos. As obras estão sendo acompanhadas pelo prefeito Daniel Santana.

A secretária municipal de Defesa Social Cirlene Gomes destaca que “uma preocupação central do projeto é lidar com o solo solto que sofreu movimento negativo de massa”. Segundo ela, para evitar impactos para a comunidade local, esse material será removido e destinado a áreas específicas. “Essa medida não só preserva a tranquilidade dos residentes como também representa um cuidado ambiental significativo” – frisa.

Com preocupação com a segurança da população e para garantir a estabilidade dos taludes, serão construídas banquetas com sete metros de altura e três metros de largura, de acordo com a Prefeitura. “Além de contribuir para a segurança, essas estruturas contarão com o plantio de grama em placas, não apenas melhorando a estética da paisagem, mas também prevenindo a erosão e o assoreamento do rio causados pelas águas pluviais” – afirma a Secretaria Municipal de Comunicação.

Leia também:   IPTU 2024 já pode ser pago, com vencimento da cota única em 29 de maio

 

DRENAGEM

“Outro aspecto importante do projeto é a implementação de um sistema abrangente de drenagem. Este percorrerá todo o contorno do talude, direcionando a água da chuva para bueiros estrategicamente posicionados, antes de ser conduzida para o Rio. Essa medida não só previne problemas de erosão, mas também contribui para a gestão eficiente das águas pluviais na região” – complementa a Prefeitura.

 

Foto do destaque:Secom-PMSM/Divulgação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here