A Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) inaugura um novo serviço de teleatendimento para acolher e orientar famílias das pessoas com deficiência. A cerimônia está marcada para esta sexta-feira (1º), em Vitória, às 9h.

De acordo com a assessoria da Feapaes, “o programa é inédito no Estado e tem o objetivo de ampliar o espaço de escuta qualificada e de educação em direitos para este grupo da sociedade”. A capacidade de atendimento é de, inicialmente, 100 famílias por mês, segundo a entidade.

“O Núcleo de Acolhimento à Família de Pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla e Autismo (NAF) terá como público-alvo famílias que acabaram de receber o diagnóstico de alguma deficiência intelectual e/ou múltipla ou estão na lista de espera de alguma instituição por um atendimento. São pessoas que quase sempre estão sem nenhuma orientação ou informação sobre os caminhos a seguir”.

O NAF será conduzido por uma assistente social que estará à disposição do serviço através do e-mail [email protected] e/ou pelos telefones (27) 99839-0475 ou (27) 3223-7035, de segunda a sexta, das 8h30 às 12h30.

A Feapaes explica ainda que, após um primeiro contato, quando será feita uma coleta de informações básicas, cada caso será analisado de acordo com as suas especificidades. Da mesma forma, será definida a melhor metodologia que será utilizada nos próximos atendimentos (telefone, chamada de vídeo ou e-mail).

“Esse serviço é voltado para as pessoas que estão começando a trilhar os passos de uma caminhada árdua de reconhecimento das potencialidades, da luta por direitos e acesso a serviços. O objetivo é levar informação, escuta e acolhimento para poder contribuir e fazer com que essa família possa vivenciar esse início de caminhada com um pouco mais de apoio e que possa encontrar no nosso serviço orientações e informações importantes” – enfatiza o presidente da Feapaes, Vanderson Gaburo.

“Esse serviço é voltado para as pessoas que estão começando a trilhar os passos de uma caminhada árdua de reconhecimento das potencialidades, da luta por direitos e acesso a serviços”, enfatiza o presidente da Feapaes, Vanderson Gaburo. Foto: Divulgação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here