O novo comandante do Batalhão de São Mateus, tenente-coronel Jefson Coelho Correia, destaca que pretende utilizar uma técnica já empregada em alguns batalhões do Estado, chamado de Policiamento Operacional Produtivo. Conforme explicou em entrevista à Rede TC de Comunicações, a técnica é complexa.

“Mas é algo científico que está dando resultado. Basicamente oferece o direcionamento do policiamento, aferição dos resultados, bem como a recompensa para o policial que se dedica, valorizando e motivando o profissional” – ressalta.
“Estou observando que o comando do tenente-coronel Mateus [Garcia Pereira], contribuiu para a redução dos índices de criminalidade”, disse, elogiando a qualidade da tropa do Batalhão.

De família mateense, o tenente-coronel Jefson Coelho Correia assumiu o comando do Batalhão na manhã desta quarta-feira (29). A cerimônia de passagem de comando teve ainda a presença do subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Ronaldo Mutz, além de outras autoridades militares e civis.

 

 

Leia também:   Homicídio a tiros é registrado em Conceição da Barra

“Espero contribuir muito com a segurança pública em São Mateus, Conceição da Barra e Pedro Canário, municípios que pertencem a circunscrição. Alcançar sucesso de redução de índices, melhorar a segurança pública, mais sensação de segurança para a sociedade” – disse.

 

De embalador de supermercado a comandante de Batalhão

O tenente-coronel Jefson Coelho Correia, de 49 anos, é casado e tem uma filha. Ele destaca que, ainda criança, chegou a São Mateus em 1984. Quando jovem, trabalhou como embalador em um supermercado no Bairro Posto Esso.

Depois, ele seguiu para a Grande Vitória para trabalhar de comerciário, até ingressar na Polícia Militar. “Na Polícia Militar trabalhei em várias atividades operacionais, como GAO e Força Tática. Sou instrutor de tiro da Polícia Militar” – ressalta. Como major, foi subcomandante dos batalhões de Nova Venécia e de Barra de São Francisco, onde estava lotado até assumir o comando do Batalhão de São Mateus.

Conforme disse, há um mês foi promovido a tenente-coronel e, agora, recebe a missão de comandar justamente o Batalhão que está sediado na cidade onde mora a família e onde viveu grande parte da vida.

Leia também:   Polícia Militar detém homem e apreende revólver em São Mateus

 

Rotatividade no comando

Presente na cerimônia de passagem de comando, o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Ronaldo Mutz destaca que historicamente recomenda-se que os comandantes sejam deslocados, pelo menos a cada dois anos, para que haja uma rotatividade e aproveitamento de experiências.

“Vamos aproveitar a experiência do tenente-coronel Mateus, que fez um excepcional trabalho aqui na região norte, no 13º Batalhão, e estará ajudando o comando-geral no Estado-Maior da PM, em desenvolvimento de assuntos estratégicos importantes para a Polícia Militar”, frisou.

O coronel afirmou ainda que a Polícia Militar do Espírito Santo está busca constantemente aumentar a eficácia e eficiência da operação. “Temos um déficit histórico de efetivo em todo o Estado, que beira mais de três mil homens. Então, temos que inovar e buscar atender o cidadão da melhor forma possível” – reforçou.

O tenente-coronel Mateus Garcia Pereira avaliou que teve muitas realizações pessoais e profissionais no período de aproximadamente dois ano e meio em que esteve no comando do 13º BPM e que residiu em São Mateus.

Leia também:   Jovem é flagrado com moto roubada em São Mateus

Ele fez um agradecimento especial à tropa, destacando que encontrou grandes profissionais que o auxiliaram na missão. O tenente-coronel agradeceu também as autoridades e sociedade dos municípios atendidos pelo Batalhão. Durante a cerimônia, recebeu homenagens da tropa.

As esposas do tenente-coronel Mateus e do tenente-coronel Jefson, Ana Beatriz e Lúcia Helena, respectivamente, receberam flores.

 

AUTORIDADES PRESENTES

Entre as autoridades civis presentes, estavam o deputado estadual Freitas, o vice-prefeito de São Mateus, Ailton Caffeu, os prefeitos Marcos Guerra (Jaguaré) e Mateusinho Vasconcelos (Conceição da Barra), o diretor do Fórum Desembargador Santos Neves, Alcenir José Demo, o presidente da Câmara de São Mateus Paulo Fundão, e outros vereadores e secretários de São Mateus.

Também participaram autoridades da Polícia Militar do Espírito Santo e da Bahia, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros.

 

Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here