Destacando que o Estado possui capacidade de oferecer vacinas a toda a população com mais de 18 anos, o secretário estadual da Saúde Nésio Fernandes fez um apelo na manhã desta terça-feira (31) para que as pessoas busquem a segunda dose de vacina contra a covid-19 e, assim, completem o esquema vacinal.

Ele afirmou que 167 mil capixabas estão em atraso com a segunda dose, mesmo com a realização de mutirões e estratégicas diversificadas. “Existe resistência da população em não voltar para a segunda dose”, observa.

De acordo com o secretário, o Espírito Santo não tem uma das maiores taxas do Brasil de pessoas que não retornaram para a segunda dose. Segundo ele, representa menos de 12% da população que tomou a primeira dose. No entanto, a meta da Sesa é que esse indicador seja inferior a 5%.

“Queremos que a população complete o seu esquema vacinal. A vacinação é importante para aumentar a imunidade das pessoas” – afirmou.

O subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, complementou: “A primeira dose ativa a resposta imunológica, mas a segunda dose consolida, firma a resposta imunológico. Por isso é importante que as pessoas procurem os locais de vacinação. Não há teto de idade. Todas as pessoas com idade acima de 18 anos devem se vacinar”.

Leia também:   Força de trabalho capixaba conta com 602 mil jovens

 

TERCEIRA DOSE

O secretário Nésio Fernandes anunciou ainda que o mês de setembro “será um marco na vacinação do País”. De acordo com ele, o Ministério da Saúde confirmou que o País deve iniciar simultaneamente a aplicação da dose de reforço, ou terceira dose, na população com mais de 70 anos com vacina da Pfizer a partir do dia 15 de setembro e, também, a vacinação de adolescentes com comorbidades também a partir do dia 15.

Segundo ele, o Ministério da Saúde ainda não confirmou as quantidades e expectativas de doses da Pfizer que serão disponibilizadas ao País pelo Programa Nacional de Imunização. Nésio garantiu que, assim que a quantidade de doses for apresentada, a Secretaria Estadual da Saúde irá definir se vai antecipar em uma ou duas semanas o início da vacinação desses grupos no Espírito Santo.

 

Foto do destaque: Secom-GovernoES/Divulgação

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here