A nova ministra Nísia Trindade nomeou duas personalidades do Espírito Santo para a cúpula do Ministério da Saúde. O ex-secretário estadual Nésio Fernandes ocupa a Secretaria de Atenção Primária. Já a professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a doutora em epidemiologia Ethel Maciel assume a Secretaria de Vigilância de Saúde e Ambiente.

Foto: A apresentação da cúpula da Secretaria da Saúde foi realizada nesta segunda-feira (2). Foto: Ministério da Saúde/Divulgação

Os dois foram personagens ativos no enfrentamento da pandemia de coronavírus no Espírito Santo, o que fez ganharem status ainda maior nacionalmente.

Nésio exercia a presidência do Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Em entrevista à Rede TC, em 2022, ele destacava a importância de fortalecimento do SUS, consolidando uma atenção básica resolutiva e de acesso universal.

Ethel chegou a ser eleita reitora da Ufes pela comunidade acadêmica, mas ficou sem ser nomeada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Para Ethel, o SUS é a maior prova do quanto o Brasil pode fazer na área da Saúde. “Seguirei dedicada à luta por um país cada vez mais justo e acolhedor a todos e todas. É momento de união e de reconstrução” – sustenta em rede social.

Leia também:   Policiais são alvos de tiros de submetralhadora em Pedro Canário

A ministra Nísia Trindade explica que a equipe de primeiro escalão nomeada para o Ministério da Saúde indica visão de compromisso. “Os secretários possuem necessária qualificação para que se alcance os resultados que a sociedade espera. Atuaremos com ações estruturantes para a construção da saúde do Brasil do Futuro” – afirma.

OUTROS NOMES

Além de Nésio e Ethel, outros nomes foram anunciados pela ministra, nesta segunda-feira (2): Swedenberger Barbosa (Secretaria Executiva), Helvécio Magalhães (Secretaria de Atenção Especializada), Ana Estela Haddad (Secretaria de Informação e Saúde Digital), Ricardo Weibe Tapeba (Secretaria de Saúde Indígena), Carlos Gadelha (Secretaria de Ciência Tecnologia e Insumos Estratégicos) e Isabela Cardoso (Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde).

Foto de destaque: Twitter.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here