Por
Luiz Humberto Monteiro Pereira
Agência AutoMotrix

Foto: Agência AutoMotrix

A AMG foi criada em 1967 por dois ex-funcionários da Mercedes-Benz para transformar os carros da marca em modelos de competição para campeonatos de Turismo. A sigla vem do sobrenome dos sócios, Aufrecht e Melcher, e da cidade natal do segundo, Großaspach. Incorporada à Mercedes-Benz em 1990, além de desenvolver modelos de alta performance, a AMG comanda a equipe Mercedes-Benz na Fórmula-1. Nos últimos dias de novembro, a Mercedes-Benz do Brasil promoveu uma nova edição do AMG Performance Tour/AMG Private Lounge. No Autódromo Capuava, na cidade paulista de Indaiatuba, os destaques da linha Mercedes-AMG foram disponibilizados para a imprensa automotiva e para os proprietários de esportivos da marca. E as novidades mais aguardadas eram os modelos A 35 e GT C Roadster, que acabam de chegar ao Brasil.

Novo modelo de entrada da linha AMG, o A 35 4Matic foi criado para conquistar clientes jovens (e ricos) que buscam design, desempenho e dirigibilidade superiores. Desenvolvido sobre o hatch Classe A, que chegou ao Brasil no início de 2019, o novo A 35 4Matic tem o visual dianteiro caracterizado pela grade do radiador exclusiva da AMG, com lâminas duplas e identificação esportiva. Na lateral, se destacam as rodas de liga leve de 19 polegadas na cor preta, com acabamento fosco. Já o conjunto traseiro é dominado pelo avental posterior, com um novo difusor, quatro lâminas verticais e duas ponteiras redondas do escapamento esportivo. O modelo conta também com faróis full-led e, na versão Launch Edition, vem com um grande aerofólio traseiro e spolier frontal.

Foto: Agência AutoMotrix

O hatch é movido por um motor de 2,0 litros turbo e quatro cilindros, que entrega uma potência máxima de 306 cavalos. O torque máximo é de 40,8 kgfm, disponível a partir de 3 mil rpm. Combinado com a transmissão integral AMG 4Matic, leva o modelo a acelerar de zero a 100 km/h em 4,7 segundos e atingir a velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). Os padrões tecnológicos do motor são potencializados por recursos como controle variável de válvulas Camtronic, gerenciamento térmico inteligente do propulsor e do óleo e ignição por múltiplas faíscas. O turbocompressor com tecnologia twin-scroll –duas entradas independentes para os gases de exaustão na turbina– permite uma elevação mais rápida da pressão de alimentação, provocando o crescimento do torque a partir das baixas rotações, com aumento de potência nas altas. Os itens de segurança ativa e passiva do Classe A e o multimídia interativo MBUX foram mantidos. O preço sugerido para o A 35 4Matic é de R$ 279.900.

GT C ROADSTER

Foto; Agência AutoMotrix

O GT C Roadster é a nova versão do modelo topo de linha da AMG, com evoluções no design externo e no interior. A performance continua por conta do motor dianteiro AMG V8 biturbo de 4,0 litros e 557 cavalos, com até 69,3 kgfm de torque, que garante o desempenho de zero a 100 km/h em 3,7 segundos e 316 km/h de velocidade máxima. A potência é administrada pelo câmbio AMG Speedshift DCT 7, de 7 velocidades. Para melhor a dirigibilidade, o conversível conta com eixo traseiro direcional e diferencial com bloqueio eletrônico.

Em termos de design, os novos controles luminosos dos faróis de leds de alta performance reforçam a conexão com a família AMG GT. O sistema de multicâmeras com três refletores individuais para os fachos baixo e alto dá também ao AMG GT uma aparência ainda mais dinâmica. Na traseira, o difusor esportivo preto e as ponteiras do escapamento trapezoidais são inspiradas no AMG GT Coupé de quatro portas. A capota de tecido automática foi construída em três camadas, o que garante o conforto acústico e térmico. Pode ser aberta ou fechada com o automóvel em movimento a até 50 km/h – o processo leva 11 segundos. O preço do Mercedes-AMG GT C Roadster fará dele um modelo difícil de se ver pelas ruas: R$ 1.256.900

Além da estreia do A 35 e do GT C Roadster, o evento marcou a primeira exibição nacional do novo GLC 63 4M, versão superesportiva do GLC 2020, lançado em outubro. “O AMG Performance Tour proporciona aos jornalistas uma experiência única em pista com os automóveis da linha AMG. E o Private Lounge é a oportunidade que temos de reunir apaixonados pela nossa marca em um espaço onde eles podem compartilhar suas experiências”, comemora Holger Marquardt, diretor de Marketing e Vendas de Automóveis Mercedes-Benz para América Latina e Caribe.

Foto: Agência AutoMotrix

Faces do luxo

No A 35, os bancos AMG Performance, em formato de concha, têm acabamento em couro sintético com microfibra em cor preta com costuras contrastantes vermelhas, assim como o volante AMG de base achatada.  O sistema multimídia MBUX cria uma conexão entre o veículo e o condutor. Por meio das palavras-chave “Olá”, “Oi” ou “E aí” seguidas por “Mercedes”, é possível acessar por comando de voz funções como o ajuste do ar-condicionado, escolha de uma estação de rádio ou abertura da persiana do teto solar elétrico panorâmico. Os dois displays, de 10,2 polegadas cada, se unem sob uma cobertura de vidro, formando um cockpit panorâmico. Os mostradores AMG podem adotar os estilos Classic, Sport ou Supersport. No console com acabamento black piano, estão as teclas que controlam as funções ESP, modo manual da transmissão e troca dos modos de condução AMG Dynamic Select.

No GT C Roadster, a opulência a bordo é mais ostensiva. Além do MBUX, a nova telemática dos modelos AMG GT de duas portas incorpora de série o painel totalmente digital com um conjunto de instrumentos de 12,3 polegadas e uma tela multimídia de 10,25 polegadas no console central. O mostrador de instrumentos também oferece os estilos Classic, Sport ou Supersport. O último inclui um indicador do momento correto de troca de marchas no modo de transmissão manual. Pelo comando da tecla à esquerda do volante, podem ser exibidas informações preferenciais nas laterais do painel de instrumentos, como os clássicos velocímetro e conta-giros, navegação ou sistemas de assistência, mostrador de forças G e dados da potência e torque momentâneos.

Impressões entre o esportivo e o brutal

Dizer que o A 35 é um Classe A ‘bem temperado’ seria subestimar –e muito– o modelo da AMG. Os 306 cavalos já seriam impressionantes em um veículo desse porte. Mas o mais absurdo é que os robustos 40,8 kgfm do torque têm distribuição variável, para se adequar às necessidades de uma condução dinâmica. A tração começa como dianteira pura, porém, pode chegar a até uma distribuição 50:50 do torque entre os dois eixos. A embreagem multidiscos integrada ao eixo de transmissão traseiro é responsável pela distribuição variável do torque entre os eixos, controlada eletronicamente. Sempre que o ESP é ativado, o sistema 4Matic permanece no modo Confort. Assim que o motorista pressiona o botão ESP Sport Handling ou o ESP Off, o sistema muda para o modo Sport, proporcionando uma dirigibilidade mais instigante.

No A 35, a transmissão com dupla embreagem AMG Speedshift DCT 7G teve suas relações configuradas para que o condutor experimente uma aceleração espontânea, combinada com rápidas mudanças e ótimos engates nas trocas ascendentes. A função Race-Start é de série e permite máxima aceleração desde a imobilidade e proporciona uma experiência altamente impressionante –perfeito para quem gosta de arrancar rápido. Outro item criado para aumentar a performance é o ‘Modo M momentâneo’. Quando o carro é usado nos modos C ou S, ele permite ao motorista ativar o modo manual sem ter de tirar as mãos do volante, pressionando qualquer uma das aletas de comando do câmbio. O A 35 permite acelerar nos autódromos e emendar direto pela estrada e pelos engarrafamentos urbanos até em casa, sem precisar trocar de carro, sempre em alto nível.

Se o comportamento dinâmico do A 35 pode classificá-lo como superesportivo, torna-se difícil encontrar adjetivos para descrever o GT C Roadster. Na pista, o carro parece “incorporado” por algum espírito enfurecido, que acelera de forma insana e faz curvas velozes de um jeito quase inacreditável. A seleção do programa de condução indicada no display multimídia mostra o símbolo AMG Dynamics. Os modos disponíveis são quatro –Basic, Advanced, Pro e Master–, que variam o nível de amortecimento, ângulo de esterço necessário nas curvas e a assistência para fazer manobras de condução dinâmicas.

O conversível conta ainda com um ‘engenheiro de corridas virtual’, o AMG Track Pace. Ao andar em uma pista de corrida, mais de oitenta conjuntos de dados relativos ao veículo, como velocidade e aceleração, são registrados dez vezes por segundo. São mostrados ao motorista no display multimídia e no painel digital os tempos de volta e por setor, assim como as respectivas diferenças para um tempo de referência. Os elementos do display são exibidos em verde ou vermelho. Em um relance, sem precisar ler os números, é possível saber se está mais rápido ou mais lento que o melhor tempo registrado. Para quem é realmente rico, gosta de acelerar muito em pistas de corrida e não se importa de ostentar bastante, o GT C Roadster é uma linda opção.

FICHAS TÉCNICAS

Mercedes-AMG A 35 4Matic

Motor: quatro cilindros, 1.991 cm³, turbo
Potência: 306 cavalos a 5.800 giros
Torque: 40,8 kgfm de 3 mil a 4 mil giros
Câmbio: automático 7G-DCT
Peso: 1.555 kg
Pneus: 235 / 35 R 19
Capacidade do porta-malas: 370 litros
Tanque de combustível: 51 litros
Dimensões: 4,43 metros de comprimento, 1,99 metro de largura e 1,40 metro de altura
Preço: R$ 279.900

Mercedes-AMG GT C Roadster

Motor: frontal V8 biturbo com 3.982 cm³
Potência: 557 cavalos de 5.750 a 6.750 giros
Torque: 69,3 kgfm de torque de 2.100 a 5.500 giros
Câmbio: automático AMG Speedshift DCT 7
Peso: 1.700 kg
Pneus: 265/35 R 19 (F) / 305/30 R 20 (T)
Capacidade do porta-malas: 175 litros
Tanque de combustível: 65 litros
Dimensões: 4,55 metros de comprimento, 2,07 metros de largura e 1,29 metro de altura
Preço: R$ 1.256.900

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