Por

Claudio Caterinque

Repórter

Prefeitos do Consórcio Prodnorte, vereadores, representantes da comunidade acadêmica, empresários e demais lideranças de todo o norte capixaba entregam nesta sexta-feira ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, documentos que demonstram a importância e o alcance da universidade federal em São Mateus.

O ministro tem agenda nesta sexta em Barra de São Francisco, no Noroeste capixaba, onde inaugura o campus do Instituto Federal do Espírito Santo no Município.

E para aproveitar a passagem de Milton Ribeiro pela região, foram preparados relatórios, cartas, abaixo-assinados, ofícios, enfim, documentos que pretendem sensibilizar o ministro sobre a importância de uma universidade federal no norte do Estado.

 

RELATÓRIOS

Integrante da comissão ex-alunos do Ceunes, Mady Oliveira afirmou à Rede TC de Comunicações na tarde desta quinta-feira que os professores Vander Calmon Tosta, Luis Fernando Tavares e Keydson Quaresma, que integram duas comissões instituídas para fazer levantamentos sobre a emancipação do Centro Universitário, devem participar da agenda com o ministro. Eles deverão entregar a Milton Ribeiro os relatórios produzidos pelas duas comissões.

Leia também:   Professores do Ceunes realizam ato de greve em São Mateus nesta quinta-feira

 

PRODNORTE

Prefeito de Montanha e presidente do Prodnorte, André Sampaio confirmou a presença dele e demais prefeitos que integram o consórcio no encontro com o ministro Milton Ribeiro. O objetivo é o mesmo: entregar documentos que comprovam “a necessidade e urgência” de uma universidade federal para o norte do Estado. Segundo André Sampaio, somente o prefeito de Pedro Canário, Bruno Araújo, em luto pela morte da mãe na quarta-feira, não deve participar desta agenda.

 

CARTAS

De acordo com Mady, também serão entregues ao ministro diversas cartas de empresas e instituições do norte do Estado solicitando ao governo federal a implantação da universidade federal em São Mateus por desmembramento do Ceunes da Ufes.

 

SÃO MATEUS

O prefeito em exercício de São Mateus Aílton Caffeu confirmou que participa da inauguração do campus do Ifes nesta sexta-feira. De acordo com Mady, o secretário de Governo, Francisco Botelho Neto, confirmou a ela que Caffeu endossará ao ministro da Educação Milton Ribeiro os pedidos da comunidade acadêmica e dos prefeitos do Prodnorte pela emancipação do Ceunes.

Leia também:   Adufes fará assembleias nesta semana para discutir proposta do Governo Federal

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here