Estudantes do ensino médio conheceram de perto, nesta quinta-feira (1), os 17 cursos de graduação do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes). Aberta às 8h, com previsão de término às 20h, a Mostra de Profissões e Jornada Integrada de Extensão e Cultura teve a presença, até as 16h30, de aproximadamente 800 secundaristas do norte do Estado.

Vice-diretora, a professora Vivian Estevam detalha que o Ceunes busca estimular os secundaristas, principalmente neste período posterior ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e que antecede o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). “Fazendo com que os nossos 17 cursos possam mostrar seu potencial e que a comunidade saiba que somos uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, disse.

Conforme acrescenta a vice-diretora, os cursos de graduação do Ceunes desenvolvem atividades muito interessantes e importantes no ensino, na extensão e na pesquisa. “E temos a responsabilidade de apresentar essas ações para a comunidade”, ressalta.

Na Mostra de Profissões, que ainda teve a parceria com o Ifes na estrutura, os cursos apresentam as atividades, experimentos e recebem estudantes em laboratórios. “Além disso, mostramos o que o estudante terá acesso quando ingressar, ao restaurante universitário, à biblioteca, à fazenda experimental, à quadra de esportes, aos laboratórios e às salas de aula”, reforça.

Leia também:   Escolas do campo de São Mateus ganham equipamentos esportivos e de informática

Vivian detalha que os estudantes visitantes compreendem na Mostra que, além do ensino ser gratuito, há a possibilidade de receberem assistência estudantil para se manterem na graduação.

Diálogo de acadêmicos com secundaristas

Vice-diretora do Ceunes, Vivian Estevam avalia que foi extremamente importante a Mostra de Profissões, entre outros motivos, pelo envolvimento dos acadêmicos do Ceunes como monitores, dialogando com maior fluidez com os secundaristas. “Porque eles falam a mesma língua”, avalia.

Outro ponto abordado por Vivian é em relação ao momento pandêmico. “No Brasil hoje há um grande problema de evasão e também de acesso à universidade”, frisa. Neste sentido, ela entende que é preciso ter essas atividades como a Mostra para eu as vagas ofertadas pelas universidades sejam preenchidas. “A gente está nesse movimento com os estudantes de ensino médio, para eles conhecerem e saberem que têm a oportunidade de ensino público gratuito e de qualidade”, enfatiza.

Leia também:   Escolas do campo de São Mateus ganham equipamentos esportivos e de informática

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here