Por

Claudio Caterinque

Repórter

 

Barra de São Francisco – Os documentos relativos ao pedido de elevação do Centro Universitário Norte do Espírito Santo em universidade federal independente, agora, estão protocolados virtualmente no Ministério da Educação e entregues pessoalmente nas mãos do ministro Milton Ribeiro.

Um pacote com cartas, ofícios, relatórios e outros documentos demonstrando a importância da emancipação do Ceunes, não só para o norte do Espírito Santo, mas também para o sul da Bahia e leste de Minas, foi entregue nesta sexta-feira (19) ao ministro Milton Ribeiro por prefeitos do Consórcio Prodnorte durante a inauguração da estrutura física do campus do Ifes em Barra de São Francisco.

E para o presidente do Prodnorte e prefeito de Montanha, André Sampaio, o ministro Milton Ribeiro se mostrou “interessado e maduro” quanto à criação da universidade federal em São Mateus. Segundo André, o ministro disse que, pelo tempo de existência do Ceunes e do tamanho de suas instalações, “seria um centro que estaria pronto para se tornar independente”.

Ele enfatiza que os documentos foram recebidos pelo ministro durante reunião com os prefeitos logo após a cerimônia de inauguração, que contou ainda com a presença do governador Renato Casagrande.

Participaram do encontro com o ministro, além de André Sampaio, os prefeitos Aílton Caffeu (em exercício de São Mateus), Elder Sossai (em exercício de Jaguaré), Fernanda Milanese (Boa Esperança), Jaime Santos Oliveira, o Jaiminho (Ponto Belo), Uelikson Boone, o Bolinha (Vila Pavão) e Elias Dal’Col (Ecoporanga), que fazem parte do Consórcio Prodnorte. Segundo ele, os demais prefeitos não participarem por conta de agendas conflitantes.

 

 

Universidade custa R$ 12 milhões ao ano, avalia ministro

 

Barra de São Francisco – Para os prefeitos do Prodnorte, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que uma universidade custa, em média, para o governo federal, cerca de R$ 12 milhões por ano. As informações são do prefeito de Montanha, André Sampaio, que liderou uma reunião com o ministro logo após a inauguração do Ifes em Barra de São Francisco nesta sexta-feira (19).

“A avaliação do ministro, agora, é econômica e administrativa, das coisas que tem para fazer, como transferir para universidade, mudar a caracterização no Ministério da Educação, formar um novo quatro de funcionários, com reitor, e questões relacionadas ao orçamento” – destaca o prefeito, que é presidente do Consórcio Prodnorte.

Segundo ele, também presente na reunião, a senadora Rose de Freitas “se mostrou totalmente interessada no assunto e assumiu que também estará ativa para despachar com o ministro em Brasília, inclusive que marcará uma agenda com ele para tratar do assunto [elevação do Ceunes a universidade federal]”.

“Estou muito feliz. Foi um grande momento para nós” – complementa André Sampaio.

Além dos prefeitos e da senadora Rose de Freitas, também participaram da reunião para entrega de documentos ao ministro Milton Ribeiro, servidores do Ceunes como os professores Vander Calmon Tosta e Luis Fernando Tavares.

 

Foto do destaque: Wenisson José-SecomPMM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here