A mateense Victoria Alysson de Paula, de 17 anos, estreia no vôlei profissional na próxima terça-feira (21), em Saquarema, Rio de Janeiro. Ela foi selecionada após uma peneira com mais de 100 atletas capixabas e integra a Seleção Capixaba de Vôlei Sub-18 que representará o Estado no Campeonato Brasileiro de Seleções 2023. A abertura da competição acontece na segunda-feira (20).

Com 1,80 metro de altura, a grandeza de Victoria não está distribuída apenas no tamanho dela. A atleta se revela ainda maior na coragem e determinação. Conforme relato orgulhoso do tio de Victória, o ex-árbitro de vôlei, Marcos Antônio Vieira, o Marcos Boiadeiro, à Rede TC de Comunicações, a sobrinha foi para a seletiva confiante na vaga.

“A Victoria começou na escolinha de voleibol com o Jackson Moares. Foi para Vitória com a cara e a coragem e fez a seleção. Esse chamado não é uma convocação escolar, estudantil, é uma convocação de clube. Como no interior não tem clube, quase ninguém consegue” – detalha.

Marcos Boiadeiro relata que, na primeira seleção, ela ficou entre as 36 primeiras colocadas entre mais de 100 meninas. Na segunda seletiva, ficou entre as 12 melhores do Estado na categoria dela. “Um dos técnicos da peneira foi o Fabio Luiz. São pessoas que têm visão e são tarimbadas para fazer esse tipo de escolha” – frisa.

Leia também:   São Mateus reforça ações de combate à dengue em comunidades rurais

“A Federação [Espírito Santense de Voleibol] abriu os olhos para o interior e isso nunca havia acontecido. Com essa convocação da Victoria, eles vão começar a enxergar que tem gente com competência e habilidade fora da capital. A Victoria é o passo inicial para o interior começar a subir” – complementa.

 

SELETIVA

À Reportagem, Victoria detalha como foi o caminho para chegar à seletiva e, consequentemente, à Seleção Capixaba de Vôlei. “O Jackson, meu treinador, falou que teria essa peneira. Eu disse para a minha mãe e ela me incentivou a tentar. Deu certo” – vibra.

Ela ressalta que representar São Mateus e o norte do Estado é uma honra. “Ter sido convocada foi muito especial. Esse é só o primeiro passo, a primeira porta que abriu. Quero muito seguir carreira no esporte. Meu sonho é ir para as Olimpíadas e representar o Brasil. E para ir para a Seleção Brasileira, esse é o primeiro passo que eu vou dar. Vou tentar com tudo o que tenho” – afirma.

Leia também:   Comunidade de Fátima celebra Festa da Padroeira com Santa Missa, ofício e procissão a partir desta quinta-feira

Victoria conta que começou a treinar aos 14 anos com Jackson Moraes no Cepe. Como não havia time feminino para a categoria dela, jogava entre os adultos. Agora, treina no time masculino pelo mesmo motivo.

 

Campeonato Brasileiro

 

São Mateus – A Seleção Capixaba estreia no Campeonato Brasileiro de Seleções 2023 na terça-feira (21) e Victoria está focada nos treinos. “Hoje [quarta-feira] treino no Cepe. São 4 horas seguidas de treino. Primeiro, com as meninas para começar com um pouco mais de técnica. Depois, com os meninos para pegar um pouco mais de jogabilidade” – detalha.

A atleta está cursando o ensino médio no campus de São Mateus do Instituto Federal do Espírito Santo. Desta forma, na manhã de sexta-feira (17) ela estuda e, à tarde, embarca para Vitória onde treina com a equipe à noite. No sábado (18) pela manhã, participa de mais dois treinos com a Seleção Capixaba. De acordo com ela, os treinos são para ajustes técnicos e de jogadas. Na sequência, participa de amistoso contra um time de Vitória que ela não soube dizer qual é.

Leia também:   Servidores do Ifes fazem ato de greve em São Mateus nesta quinta

A posição de Victoria é central. Ela confessa estar nervosa para a estreia. “O meu técnico é o Fabio Luiz. Ele é medalhista olímpico. Para o jogo, estou um pouco nervosa. Tenho muitas expectativas sobre a minha própria performance. Quero dar o meu melhor. Sempre, dentro de quadra, estou 100%” – complementa.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here