Na condição de vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, o capixaba Marcos do Val (PPS) recebeu, junto a outros parlamentares, a visita do ministro Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, para audiência nesta quinta-feira (28).

Em parceira com a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), integrantes da CRE discutiram com o ministro o novo Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), que permite o uso comercial da base de Alcântara, no Maranhão, pelos Estados Unidos.

“O objetivo do acordo é permitir que veículos lançadores de satélites e cargas úteis comerciais de qualquer nacionalidade, que contenham equipamentos ou tecnologias norte-americanas, sejam lançados a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). O foco do acordo está no compromisso do Brasil de salvaguardar a tecnologia norte-americana utilizada nesses lançamentos” – ressalta a assessoria de Marcos do Val, em mensagem à Rede TC.

“O documento possibilita destravar o uso comercial da base de Alcântara e, com isso, atrair investimentos, desenvolver uma cadeia produtiva de alto valor agregado com inúmeros postos de trabalho no Brasil, desenvolver o Programa Espacial Brasileiro e incrementar a arrecadação de impostos na região a ser beneficiada”, sustenta a assessoria do senador.

“Meus questionamentos ao ministro giraram em torno da segurança e da soberania nacional. Tenho profunda admiração por Marcos Pontes, e ele garantiu total segurança quanto a isso. Sendo assim, acredito que a exploração comercial da base irá gerar emprego e renda para os brasileiros. Não há como se opor isso” – disse Marcos do Val.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here