Coreógrafo e dançarino, o mateense Marcelo Oliveira inicia nesta sexta-feira (1º de abril) a circulação do espetáculo de dança contemporânea Antes de Você Partir. Segundo ele, o projeto passará por cinco cidades capixabas e a primeira apresentação acontece em Jaguaré, na Praça Municipal Nicolau Falchetto, às 20h.

Segundo coreógrafo, a classificação é livre e as apresentações serão gratuitas. O trabalho foi contemplado pelo edital Funcultura 2020 via Secretaria Estadual de Cultura, do Governo do Espírito Santo.

Marcelo Oliveira explica que criou e é o intérprete do espetáculo que aborda temáticas sobre luto, saúde mental e suicídio. “Há várias formas de morrer, como há vários modos de viver. Em nossa cultura a interrupção do processo de luto com a ausência de despedidas dificulta a compreensão do luto. A pandemia da covid-19 traz impactos para a saúde mental, que pode envolver perdas e dores profundas. Diante disso, faz-se necessário pensar em alternativas que possam ajudar a lidar com aspectos novos das perdas na era do coronavírus, uma vez que os rituais em torno da morte, tão importantes para o luto, precisam ser redesenhados e ressignificados nesse contexto” – detalha.

 

 

Para Marcelo Oliveira, “todas as manhãs são acompanhadas por um nó na garganta, poucas palavras e um choro contido pelos nossos mais de 660 mil mortos no Brasil, sendo mais de 14.330 apenas no Espírito Santo, sem rituais de despedida e o desconsolo de não saber quando será o fim ou se haverá um fim”.

Ele adianta que a performance Antes de Você Partir “traz uma profunda e necessária reflexão sobre os nossos lutos que se ressignificaram através da maior crise sanitária do século XXI”.

“De repente o nosso mundo ilusório desaba sobre as nossas cabeças, os nossos castelos feitos de fama e consumo, mundo forjado para nos fazer esquecer da vida. A solidão imposta pelo distanciamento social nos faz refletir sobre o quão fundamental é saber estar só e ser uma boa companhia para si próprio e refletir sobre os beijos não dados, os abraços negligenciados e as relações banalizadas. E a se recordar que viver é uma experiência inédita e imprevisível” – complementa o artista.

A apresentação está marcada para acontecer em São Mateus no dia 9 de abril, na Estação Cidadania do Bairro Ayrton Sena, às 10h.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here