A decisão de demolir ou não as arquibancadas condenadas no Estádio Sernamby é exclusiva da Associação Atlética São Mateus. A afirmação foi feita pelo major Cristiano Sartório, comandante da 3ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros em São Mateus. Em entrevista à Rede TC de Comunicações, ele frisou que somente um engenheiro pode emitir um laudo apontando se as estruturas são ou não seguros para uma restauração.

O fato é que, segundo o major Sartório, o Corpo de Bombeiros interditou o lance mais antigo de arquibancadas, construído na década de 70. Mais recentemente, também foram interditadas pela Defesa Civil Estadual as arquibancadas construídas na década de 90. Ambas estão localizadas na lateral da Rua Zenor Pedrosa Rocha.

Já as arquibancadas construídas nos anos 2000, que ficam na direção da Avenida Monsenhor Guilherme Schimidt, estão liberadas para uso.

Na quarta-feira, também em entrevista à Rede TC, o membro da comissão provisória que administra a Associação Atlética São Mateus, Girley Oliveira, afirmou que as arquibancadas condenadas do Sernamby poderão ser demolidas nos próximos 15 dias.

Leia também:   Passagem de frente fria nesta semana deve derrubar temperaturas em São Mateus

O major Cristiano Sartório afirmou que as arquibancadas foram interditadas no passado porque foram observados vergalhões expostos “e outras coisas erradas”. Ele frisou ainda que o clube respeitou todas as orientações passadas pelo Corpo de Bombeiros, inclusive providenciando algumas adequações nos portões e nas torres de iluminação do estádio.

Segundo o comandante, o Corpo de Bombeiros realiza vistorias de segurança periódicas, anuais, nas arquibancadas do Estádio Sernamby. Porém, devido à pandemia e a ausência de público no estádio, neste ano não foi necessário realizar o trabalho. Nos últimos anos, quando da participação do time no Campeonato Capixaba, essas arquibancadas não foram utilizadas.

 

ARQUIBANCADAS

As arquibancadas do Estádio Manoel Moreira Sobrinho, mais conhecido como Estádio do Sernamby, foram construídas em três momentos distintos. O primeiro lance de arquibancadas foi construído na lateral da Rua Zenor Pedrosa Rocha em 1975.

Depois, em 1996, houve a conclusão do segundo lance de arquibancadas, ao lado do primeiro, num movimento que ficou conhecido como Campanha do Cimento.  O clube conseguiu, em 1998, com apoio do Governo do Estado, um sistema de iluminação para o estádio.

Leia também:   Casarão antigo é destruído por incêndio no Bairro Boa Vista

E em 2004 foi construído o último lance de arquibancadas, atrás do gol que fica na direção da Avenida Monsenhor Guilherme Schmidt. Com os três lances de arquibancadas, a capacidade de público no estádio era de 7.500 pessoas. Com interdição dos dois lances mais antigos, o estádio teve a capacidade de público reduzida para pouco mais de 3.000 pessoas. (Com informações da Associação Atlética São Mateus e da Federação de Futebol do Espírito Santo)

 

Foto do destaque: Arquivo TC digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here