Na terça-feira (28), mais 190 mateenses iniciam cursos do programa Qualificar ES, do Governo do Espírito Santo. Essa é a terceira oferta de 2021 no Município. A formatura da segunda turma ocorreu na manhã dessa quinta-feira (23), na sede da 1ª Igreja Batista em Guriri e contou com a presença do secretário estadual de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann.

A formatura da segunda turma do Qualificar ES ocorreu na manhã dessa quinta-feira, na sede da 1ª Igreja Batista em Guriri, e contou com a presença do secretário estadual de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann. Foto: Sectides/Divulgação

Em visita à Rede TC de Comunicações, o secretário detalhou que 46 pessoas se formaram na segunda oferta de cursos presenciais em São Mateus, sendo 11 em Administração em Pequenos Negócios, 15 em Assistente Administrativo, 10 em Recursos Humanos, 10 em Recepcionista. As aulas aconteceram na 1º Igreja Batista em Guriri, na Escola Estadual Wallace Castelo Dutra e na Escola Estadual Américo Silvares, no Bairro Vila Nova.

Tyago Hoffmann destaca que o programa Qualificar ES foi lançado pelo governador Renato Casagrande em 2019, e oferece cursos com o objetivo de qualificar as pessoas para alguma profissão. Foto: Wellington Prado/TC Digital

Além dos formandos e professores dos cursos, a cerimônia de entrega de certificados em Guriri também teve as presenças do deputado estadual Freitas e do secretário municipal de Planejamento, Captação de Recursos e Desenvolvimento Econômico, Hassan Rezende Spadarott Bullus.

Leia também:   Homem é assassinado no sofá de casa em Nova Venécia

As novas 190 vagas disponíveis em São Mateus, cujas aulas iniciam na terça-feira e prosseguem até dezembro, serão distribuídas em oito polos: Escola Estadual Wallace Castello Dutra, Associação de Moradores do Bairro Aroeira, Escola Estadual Santo Antônio, Escola Estadual Ceciliano Abel de Almeida, Secretaria Municipal de Assistência Social, Igreja Batista Aliança e Associação Bem Viver.

São 50 vagas disponíveis na área de estética (maquiagem e designer de sobrancelhas), 50 no eixo de gestão, 40 de Inglês e 50 na área de Gastronomia.

O secretário destaca que também são oferecidos cursos pelo programa de forma online.

Qualificar pessoas na busca

pela empregabilidade ou

empreendedorismo

Secretário estadual de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann destaca que o programa Qualificar ES foi lançado pelo governador Renato Casagrande em 2019, oferecendo cursos com o objetivo de qualificar as pessoas para alguma profissão, que estão na busca pela empregabilidade ou uma atividade empreendedora.

Tyago ressalta que em 2019 foram 49 mil vagas, em 2020 115 mil e até o fim de 2021 serão 150 mil vagas, distribuídas em cursos presenciais e online. O secretário detalha que no primeiro ano foram atendidos dez municípios e que, até o fim de 2022, todos os 78 municípios capixabas serão contemplados com cursos de qualificação profissional.

Leia também:   Vítima de roubo em Nova Venécia relata aos policiais que foi obrigada a sacar dinheiro e comprar drogas

Destacando a importância do programa, o secretário exemplifica que esteve em formatura recentemente em Alfredo Chaves com várias pessoas e que, presencialmente, tinham apenas 20 formandos recebendo o certificado.

Ao questionar o motivo das ausências, recebeu a informação que a turma do curso de Cuidador de Idosos não estava presente porque todos já estavam trabalhando.

Para ele, a pandemia também criou o perfil de empreendedorismo por obrigação, onde pessoas desempregadas buscaram alguma atividade para gerar renda. Nesse sentido, no momento da formatura o Governo do Estado oferece, como nos cursos de Culinária e Estética, kit com ferramentas de trabalho para o formando já iniciar a atividade imediatamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here