A administradora Vanuza Couto Zucolotto tornou-se mãe pela primeira vez aos 27 anos. Arthur, o primogênito, hoje com 17 anos, é o príncipe da casa, segundo a mesma. Ela conta que a segunda gestação, cinco anos após a chegada dele, presenteou a família com as princesas Luísa e Lara, gêmeas, atualmente com 12 anos.

“As gêmeas foram uma surpresa, uma dádiva ter as duas meninas. Vejo elas muito como minhas companheiras. São minhas consultoras de moda, sabem mais que eu. Ajudam na combinação, na maquiagem, vejo elas como amigas. O Arthur também é um companheiro, um menino muito bom” – frisa.

Foto: Vanuza Couto Zucolotto é casada com o dentista Karlony Zucolotto e mãe dos adolescentes Arthur, de 17 anos, e das gêmeas Luísa e Lara, de 12 anos.
Foto: Lindalra Lopes-Arquivo Pessoal/Divulgação

Na opinião de Vanuza, ser mãe moderna não é uma tarefa fácil. Ela destaca as inseguranças, cobranças e necessidade de tempo de qualidade com os filhos como desafios das mães na atualidade. “Acho que sou uma mãe meio megera [risos]. Acabo cobrando muito por ficar insegura às vezes. A criança hoje tem acesso a tudo. A gente ensina as coisas para os filhos, mas eles têm muita influência lá fora e muitas vezes até dentro de casa, através da internet” – enfatiza.

“Minha avó cuidava da casa e dos filhos, minha mãe também. Eu tenho 43 anos. Elas não tinham essa preocupação de ter que trabalhar fora. Hoje, a gente fica fora o dia inteiro. No meu caso, as minhas filhas e meu filho ficam com a funcionária parte do dia e acabo não estando presente as 24 horas. Então, quando estou por perto, eu sou uma mãe que cobra muito, não por ser megera, mas por medo porque tudo influencia” – reforça.

 

Dinâmica da vida familiar mudou

Vanuza entende que a dinâmica da vida familiar mudou nos últimos anos e que é preciso adaptar-se. Mesmo com a rotina de trabalho fora de casa, ela demanda tempo de qualidade para os filhos e aponta esses momentos como primordiais para o sucesso da educação e conexão familiar.

“Acho que o tempo em que estamos presentes temos mesmo que estar presentes. Como o nosso tempo com eles hoje é pouco, quando estamos em casa com eles temos que estar cem por cento. Para ouvir, acolher, tirar as dúvidas. Quando eles ficam com dúvidas, têm tudo na mão, buscam no celular, computador, mas não é aquela referência como tínhamos da nossa avó ou mãe. O nosso tempo de qualidade é importante” – salienta.

Vanuza é natural de Caravelas, na Bahia, mas reside em São Mateus desde a infância. Ela é casada com o dentista Karlony Zucolotto e atua como administradora em um laboratório de prótese dentária com oito funcionários.

Foto do destaque: Lindalra Lopes-Arquivo Pessoal/Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here