Com o objetivo de homenagear Luigia Ubizzoni Bordoni, a equipe do Ceim Egídio Bordoni, inaugurou uma biblioteca na Associação Nova Esperança na tarde desta sexta-feira (2). Conforme a diretora Karla Maria Coelho dos Santos Lima, a ideia de lembrar o nome da pioneira da educação infantil em São Mateus partiu da própria equipe escolar.

“Em Guriri existe uma creche com o nome de Luigia Bordni, mas aqui no Ceim não tinha nenhum espaço para lembra-la. Então pensamos nessa homenagem. Ela foi uma das fundadoras, a matriarca da educação infantil em São Mateus. Com o esposo Egídio, foram os pioneiros e fizeram um importante trabalho. Se hoje nós temos a educação infantil integral em São Mateus, é por causa deles que se empenharam para isso. Por muito tempo ela foi coordenadora das creches na cidade” – frisa.

De acordo com Karla Maria, o acervo da biblioteca foi montado com apoio da Prefeitura de São Mateus. “Haviam alguns livros, mas não tinha espaço físico. Ao assumir a direção, em conversa com a pedadoga, entendemos que era o momento do espaço ser montado” – frisa.

“Fizemos a escolha de alguns livros e nos enviaram coleções lindas, mas não tínhamos onde colocar. Tudo era feito em sala de aula. A contação de histórias, interação. O espaço onde a biblioteca passa a funcionar era onde estava o refeitório. Ele foi remanejado para um local mais próximo da cozinha. Vamos poder receber esses alunos para compartilhar conhecimentos, imaginando e vivenciando esse mundo lindo que é a literatura” – enfatiza a diretora.

Para ela, a biblioteca é uma porta aberta para o conhecimento. “Dentro desse novo espaço vamos trazer uma nova proposta de reflexão, incentivo a leitura e dar condições de desenvolver atividades dentro do Ceim através da nossa biblioteca” – salienta.

Para a inauguração, foram enviados convites a toda comunidade escolar, vereadores e a secretária de Educação, Marília Silveira. Karla Maria destaca que a biblioteca é voltada para a educação infantil, mas que ela está aberta a quem desejar conhecer o espaço.

 

LUIGIA BORDONI

Dona Luigia Bordoni faleceu aos 83 anos, no dia 13 de maio de 2021, em decorrência da covid-19. Junto com o esposo Egidio, fundou a Associação Nova Esperança, em São Mateus. Os dois vieram da Itália como missionários e desenvolveram a educação infantil no Município há mais de 50 anos.

Foto do destaque: Equipe Ceim Egidio Bordoni / Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here