A Vigilância Epidemiológica de Linhares, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, registra óbito confirmado por dengue, o primeiro de 2024 no Município. A confirmação do caso que estava em investigação foi apresentada na terça-feira (20).

Em nota, a Prefeitura detalha que o óbito confirmado por dengue é de uma mulher, cuja idade era de 56 anos, residente do bairro Lagoa do Meio. O caso estava em investigação desde o dia 7 de fevereiro, quando ocorreu o falecimento.

“A secretaria municipal de Saúde reforça a importância de que a população procure atendimento médico numa das 35 unidades de saúde dos bairros e interior logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito”, sustenta.

Conforme a Prefeitura de Linhares, os principais sintomas da dengue são febre alta de 39°C a 40°C (dois a sete dias), dor retroorbital (atrás dos olhos), dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia e manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.

Leia também:   Bombeiros capixabas são enviados para buscas de vítimas após chuvas no Rio Grande do Sul

Medidas de prevenção à proliferação e circulação do Aedes aegypt, mosquito transmissor, são limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências ou apartamentos e eliminação dos objetos com água parada em ações que impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática. O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual.

SEGUNDO ÓBITO NO ESTADO

A Secretaria Estadual da Saúde já havia confirmado o óbito por dengue de uma pessoa de Laranja da Terra. Por tanto, essa é a segunda morte em decorrência da doença registrada no Estado.

 

Foto ilustrativa: Sesa/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here