“Sou um curioso defensor da história”. A declaração é de José Eugênio Vieira, que prepara o lançamento do 10° livro escrito por ele, sobre a educação no Espírito Santo e também no Brasil. Na obra mais recente lançada por ele, intitulada Uma viagem na história do poder, os formadores da nação brasileira, José Eugênio levanta a biografia de todos os presidentes do Brasil, inclusive dos governadores do período do império, desde 1822, até Luiz Inácio Lula da Silva. E destaca que conseguiu as fotos de todos eles.

Em entrevista à Rede TC, José Eugênio afirma que o livro Uma viagem na história do poder é uma contribuição muito boa para pesquisa em escolas e universidades. O número de presidentes pesquisados chegou a um total de 82, já que o autor considerou todos que ocuparam o cargo por curtos períodos. “Considerei até quem ocupou o cargo por uma um dia, uma hora, assinou um documento oficial”, explica. O levantamento inclui ainda viagens e uma análise profunda da vida de cada um deles. No livro constam os nomes dos ministério e lista de todos os partidos, inclusive os extintos. O livro apresenta também todos os ex-senadores capixabas desde o período do Império. “Nesse trabalho faltou apenas uma fotografia, do primeiro senador do Espírito Santo”.

Leia também:   Motorista morre em acidente envolvendo três caminhões na BR-101

José Eugênio não se considera um escritor. Ele afirma que o trabalho é muito significativo, facilita a comunicação. “Hoje consigo conversar sobre vários temas, como história, história política, economia. É um crescimento cultural elevadíssimo. Faço um trabalho de biografia dos nomes de rua e com isso tenho contato com as famílias, ouço as histórias, e acabo tendo um laço de amizade com muita gente” – frisou.

Além do trabalho de pesquisa que está fazendo para o livro sobre educação, que pretende lançar em cerca de sete meses, José Eugênio prepara ainda, em paralelo, uma obra contando a história do Município de Guaçuí. “A gente percebe que as pessoas não dão valor para a preservação da própria história. Não tem um lugar onde procuro que encontro arquivo conservado. Na Europa, nos Estados Unidos, as pessoas preservam a história. Temos uma cultura no Brasil de as pessoas guardarem para si documentos e memórias, e, quando morre, familiares queimam, jogam fora”.

JOSÉ EUGÊNIO

Leia também:   Vítima de roubo em Nova Venécia relata aos policiais que foi obrigada a sacar dinheiro e comprar drogas

José Eugênio Vieira dedicou grande parte da vida à gestão pública, sendo reconhecido pela liderança e capacidade de articulação institucional. É bacharel em Economia, pós-graduado em Planejamento Agrícola. Atuou em bancos como Bandes e Caixa. Esteve à frente de 15 secretarias estaduais.

Publicou oito livros sobre temas relacionados a história administrativa, política e econômica de municípios capixabas, além de finanças públicas e heranças familiares. No Sebrae, antes de ser diretor técnico foi diretor de Atendimento e superintendente.

Vitória–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here