Superintendente do Sebrae Espírito Santo, José Eugênio Vieira comemora a liderança da entidade em pesquisa nacional de satisfação de cliente. Ele destaca que o Sebrae-ES alcançou o primeiro lugar nas regiões Sudeste e Sul e ainda ficou “num patamar bem elevado”, na média nacional. José Eugênio destaca que o reconhecimento é resultado das mudanças que ele fez nos oito anos de mandato.

“As coisas são muito específicas onde a gente trabalha nos diversos segmentos, desde a agricultura, indústria, comércio e serviços. Temos trabalhado muito próximo aos municípios, criando as casas dos empreendedores, como é o caso de Nova Venécia. Facilita o empresariado na hora de abrir uma empresa ou de fechar essa empresa. Então, os custos diminuem de forma muito significativa” – afirmou.

À frente do Sebrae-ES desde 2010, o superintendente afirma que as mudanças começaram logo no início do mandato. “Logo que cheguei, busquei cinco pesquisas de satisfação de clientes e dos funcionários. Em cima dessas pesquisas, nós começamos a trabalhar um plano de ação em busca de metas para aumentar a nossa performance e também na questão de gestão interna. Então, a partir daí, fizemos uma reforma administrativa geral, criamos o setor de planejamento, de controle interno, reforçamos as auditorias internas” – comentou.

De acordo com ele, nessas auditorias, dois fatos lhe chamaram a atenção. “A primeira, foi a questão da infraestrutura. O segundo ponto era o plano de carreira dos funcionários. Eles achavam que não tinham nenhum horizonte futuro com o plano daquela época. Idealizamos o projeto da construção da nova sede, que ficou pronto em maio deste ano, e no plano de carreira, no segundo ou no terceiro ano, a gente conseguiu concluir e implantá-lo” – detalhou.

 

Objetivo foi melhorar a gestão interna e aumentar as metas

Melhorar a gestão interna, aperfeiçoar todos os controles que a lei determina, além de aumentar as metas, foram os principais objetivos do superintendente do Sebrae Espírito Santo, José Eugênio Vieira. “Hoje temos um atendimento de quase 60.000 clientes, presenciais ou não, no Sebrae. E este ano, a gente deve ultrapassar esse atendimento”.

Ele frisa que precisou trabalhar forte no planejamento, cortando despesas e melhorando algumas rotinas. “Porque a finalidade básica é buscar ter menos burocracia possível. Aperfeiçoamos todos os controles de gastos. Quando veio a crise de 2015, tivemos um corte de quase R$ 40 milhões no orçamento. A gente gastava em torno de 3 a 4 milhões de reais por ano em viagens e caiu para 400 a 500 mil reais e ninguém deixou de criar, de executar e não houve prejuízo”.

O superintendente reforça que todas as contas na gestão dele tiveram aprovação dos órgãos de controle, como Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas. Ele cita que, somente neste ano, foram realizadas nove auditorias no Sebrae-ES, sendo três contábeis e o restante em outras áreas. “Isso é um conforto para mim porque quando vem essas auditorias, e elas identificam alguma coisa que precisa ser corrigida, você corrige. Então, fico muito feliz pelos resultados. Acho que é uma equipe valorosa, que trabalha unida e serve de exemplo para o País”.

Vitória–ES

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