Desde janeiro até este mês de maio, o Conselho Tutelar de Jaguaré já registrou 38 casos de abuso contra crianças no Município. O número de denúncias já ultrapassou todos os registros do ano passado, quando foram apurados 35 casos. Os dados foram apresentados à Rede TC pela conselheira tutelar Paula dos Santos Oliveira, estudante de Serviço Social. De acordo com ela, a partir de 2017, quando foram iniciadas no Município as ações de combate à violência e o abuso sexual contra criança e adolescente, incentivando a população a denunciar, o número de registros aumentou significativamente.

“A nossa mobilização surtiu efeito e ajudou a evidenciar os casos de abuso sexual contra as crianças. Levamos informação às pessoas e os casos começaram a aparecer, as próprias crianças começaram a procurar o professor ou os pais para falarem sobre os abusos que elas sofriam” – afirmou. Segundo ela, a grande maioria dos casos ocorre no ambiente familiar. Paula de Oliveira lembrou que em 2017, dos 35 registrou, apenas um caso foi extrafamiliar.

SEMINÁRIO E PASSATA
Na tarde desta quinta-feira, aconteceu o I Seminário Interdisciplinar da Rede de Proteção e Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jaguaré com o tema Jaguaré no combate ao abuso e exploração sexual infantil. A programação foi realizada no auditório da Escola Marciano Altoé e contou com a participação de representantes das secretarias de Assistência Social, de Meio Ambiente, de Saúde e de Educação, além das polícias Militar, Civil e Federal, do Creas e do Conselho Tutelar, órgãos que integram esta rede de proteção.

Nesta sexta-feira, a partir das 14h, acontece uma passeata, com concentração defronte à sede da Secretaria de Assistência Social, e caminhada até o centro, próximo à Matriz São Cipriano, onde ocorre panfletagem e adesivaço. De acordo com Paulo de Oliveira, outras ações já foram realizadas, como palestras na Pastoral da Infância, no dia 25, e na Escola Pedro Paulo Grobério, na terça e quarta-feira (29), envolvendo 840 estudantes nos três turnos.

Jaguaré–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here