Jaguaré – O domingo 30 de julho foi marcado pelo início oficial da 11ª Semana Cultural Italiana em Jaguaré. A festa é organizada pela Associação do Movimento Italiano em Jaguaré (Amitaj) e conta com apoio da Prefeitura. O evento tem o objetivo de celebrar a imigração e a cultura italiana entre a população jaguarense e visitantes.

No domingo, foi realizada a missa presidida pelo patrono do movimento italiano em Jaguaré, padre Domênico Salvador. A semana festiva está sendo realizada no estacionamento da Praça Nicolau Falcheto, no Centro. A Amitaj foi criada em junho de 2008 e busca resgatar as manifestações e a valorização da cultura italiana em Jaguaré através de danças, gastronomia e músicas.

ABERTURA

Em plena segunda-feira, a Semana Cultural Italiana atraiu um bom público que prestigiou a abertura da festa. As comemorações tiveram início oficialmente com o tradicional Desfile do Fogão a Lenha pela Avenida Nove de Agosto, acompanhado da Banda Musical Municipal de Jaguaré (Bammuja).

O prefeito Marcos Guerra e o vice-prefeito Elder Sossai, além de secretários municipais, participaram da abertura. “A diversidade étnica do município é uma das nossas riquezas. Hoje estamos celebrando a chegada daquelas primeiras famílias que ajudaram a desbravar o município trabalhando e construindo nossa história e tornando Jaguaré cada dia um município mais rico” – ressaltou Marcos Guerra.

ATRAÇÕES

A organização da Semana Cultural Italiana preparou a programação da festa com carretela, que passou a ser chamada de Tratorella por ser um desfile de tratores ornamentados com objetos e flores trazendo lembranças da cultura italiana. A Tratorela será realizada na Avenida Nove de Agosto no final da tarde de sábado (5).

A festa traz apresentações musicais todos os dias. Nesta quarta-feira tem torneio de mora, apresentação Serra no Braço, Concurso Moedor de Café e show com Sidjane.
Na quinta-feira, Concurso do Grupião, Eliminatória Rainha da Amitai 2023, Porco à Pururuca e show com Procópio Cowboy.

A sexta-feira está reservada para o Festival de Vinho, finais do Concurso do Grupião, da Eleição da Rainha da Amitaj, além de Tombo da Polenta e show com Djoko di Mora.

No sábado, além da Tratorella, tem apresentações com os Grupos Folkloristicos La Nostra Felicita e Santa Teresa. Também tem apresentação do Grupo Di Ballo Nova Trento e show Italiamo. (Com informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Jaguaré)

Uma história de fé e alegria

Jaguaré – Uma história que mistura alegria e fé é o que movimenta e anima os organizadores. Tudo começou quando um grupo de amigos jaguarenses, liderados pelo Sr.

Ézio Lorencine, foi participar de uma missa rezada em italiano na comunidade de Alto Liberdade, em Marilândia, região norte do Estado. A partir desse momento, despertou-se a vontade de realizar uma missa semelhante em Jaguaré.

A 1ª missa desse tipo no município foi realizada em setembro de 2006. Desde então, a festa sempre começa com uma missa em italiano na Paróquia São Cipriano, no centro de Jaguaré.

A festa é animada com danças, concurso, shows, desfile, sorteios e culinária italiana. (Com informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Jaguaré)

Foto de destaque: Decom-PMJ/Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here