A deputada federal Jack Rocha, do Partido dos Trabalhadores (PT), é mais uma parlamentar que manifestou alinhamento com a reivindicação do Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES) pela suspensão da venda dos ativos da Petrobras no norte capixaba.

O pedido foi entregue pessoalmente pela direção do Sindipetro-ES ao novo presidente da estatal, Jean Paul Prates, em reunião realizada no dia 27 de janeiro.

“As considerações, observações e denúncias contidas no relatório técnico sobre o Polo Norte Capixaba, elaborado pelo conceituado Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo, são pertinentes, sustentáveis, com qualificação altamente técnica, de grande alcance e assentado em uma concepção de amplitude que o caso exige e requer” – avalia.

Jack afirma que está acompanhando a venda dos ativos da Petrobras no norte capixaba com muita atenção e preocupação. “Trata-se de um conjunto de concessões à iniciativa privada para exploração de campos de produção de petróleo e gás natural no Polo Norte Capixaba, localizados em terra (onshore), áreas localizadas nos municípios de Jaguaré, Linhares e São Mateus, nos campos de Cancã, Fazenda Alegre, Fazenda São Rafael e Fazenda Santa Luzia, com capacidade média diária de produção, em petróleo equivalente, de 6.792 barris por dia, podendo chegar a 20 mil barris\dia” – detalha.

Reavaliação de todos os procedimentos

A deputada federal Jack Rocha disse que o documento entregue pelo Sindipetro-ES à Petrobras expressa opiniões acerca de problemas socioeconômicos e sérios riscos ambientais, caso concretize a concessão à iniciativa privada.

A parlamentar acrescenta que o Sindipetro aponta várias irregularidades e pendências quanto à “venda desse ativo” do patrimônio público brasileiro, solicitando a “suspensão dos atos preparatórios à realização da privatização”, para que seja reavaliado todos os procedimentos tomados até o momento.

“Além disso, que sejam examinadas todas as opiniões fundamentadas no relatório do Sindipetro-ES, tendo em vista as diretrizes do novo governo do presidente Lula”.

Diante da situação, Jack Rocha afirma que o mandato está alinhado incondicionalmente às propostas e reivindicações tratadas pela organização sindical dos trabalhadores petroleiros e do povo capixaba.

“Envidaremos esforços no sentido de acompanhar e solicitar junto ao Governo Federal e a Petrobras a abertura do diálogo com o Sindicato dos Petroleiros, tão essencial ao processo de democratização do País”, enfatiza.

Jack Rocha: “Envidaremos esforços no sentido de acompanhar e solicitar junto ao Governo Federal e a Petrobras a abertura do diálogo com o Sindicato dos Petroleiros”. (Divulgação)

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here