Com o objetivo de fomentar o hábito pela leitura e aproximar criadores com o público, a escritora, atriz e poetisa Elisa Lucinda idealizou o projeto Festa da Palavra, a primeira feira literária nacional realizada em Itaúnas, Conceição da Barra.

Em entrevista à Rede TC de Comunicações, ela adiantou que a programação será online e gratuita entre os dias 22 e 25.

Entre os convidados estão autores e personalidades como as escritoras Bernadette Lyra, de Conceição da Barra, e Maria Rezende, o cantor Chico César, o ator Lázaro Ramos, a psicóloga Viviane Mosé, o professor indígena Daniel Munduruku e outros.

No total, são 23 convidados divididos em apresentações musicais e teatrais, oficinas, saraus, bate-papos e shows.

Elisa Lucinda relatou à Reportagem que dois espetáculos serão da casa dela, na Vila de Itaúnas. “O meu espetáculo solo chamado Palavra é Poder, que faz a abertura da Festa Literária, e o espetáculo com a Geovana Pires, minha sócia, com o tema Na boca da Palavra” – afirmou.

Produzido pela MM Projetos Culturais e realizado pelo Instituto Manguerê e Ministério do Turismo, o evento tem o apoio da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Prefeitura de Conceição da Barra e Sociedade dos Amigos por Itaúnas (Sapi).

Elisa destacou ainda o apoio da comunidade local. “Colaboração no sentido de participação. Tem a Dequinha que é uma atriz de Itaúnas, ela abre a festa. Tem também a participação do secretário de Educação de Conceição da Barra, dos professores da Escola Benônio Falcão de Gouvêa de Itaúnas e o apoio do parque estadual, além das bordadeiras que confeccionaram bolsas e marcadores de pano que serão lembrancinhas do evento”.

A escritora revelou que a ideia é deixar um ganho cultural para a Vila, “que é um lugar que me traz muita inspiração” e que ela escolheu para morar.

“Fico muito feliz de a gente fazer esse trabalho. O norte do Espírito Santo é muito rico culturalmente. Tem muita gente pensante, inteligente, interessante. No ano que vem, a intenção é fazer com que mais pessoas, mais escritores locais, se apresentem” – complementou.

A escritora barrense Bernadette Lyra participa da Festa da Palavra de Itaúnas. (Foto de divulgação)

 

“Escreva uma poesia sobre o rio senão eu choro”

Junto com organizações sociais da Vila de Itaúnas, Elisa Lucinda lançou ainda o concurso Escreva uma poesia sobre o rio senão eu choro. À Rede TC, ela disse que o objetivo é destacar a importância de um local de fala para as pessoas mostrarem seu amor pela palavra, além de fortalecer os escritores locais. O concurso tem parceria da Sociedade dos Amigos por Itaúnas e Itaúnas Sempre Vivo.

Abertas principalmente aos moradores dos municípios do norte do Estado, as inscrições podem ser feitas até o dia 20 e Elisa adianta que os textos selecionados serão publicados no livro virtual O Rio é a Festa da Palavra.

Os trabalhos terão curadoria da escritora e atriz Elisa Lucinda, da Sapi e outros convidados.

O ator Lázaro Ramos é uma das personalidades convidadas por Elisa Lucinda e também participará da Festa da Palavra. (Foto de Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here