Fruto da parceria entre italianos de Sondrio, na Itália, e São Mateus, a Organização Não Governamental (Ong) A Dança da Vida completa 20 anos em 2024 e tem o objetivo de comemorar a data com festa no Bairro Porto. A expectativa é uma visita de uma comitiva com jovens e famílias italianas seja realizada na ocasião. A Ong é mantenedora do Centro Social Reconstruir a Vida e também contribui com o Centro Cultural Araçá.

Dois fundadores e integrantes da Ong, o casal Francesco Rachetti e Maria Donati estão em São Mateus desde o dia 8 acompanhando as ações sociais desenvolvidas com o apoio da entidade. Nesta quarta-feira (10), eles visitaram o prefeito Daniel Santana na Prefeitura e também estiveram na Redação da Rede TC de Comunicações.

Francesco detalha que na celebração dos 10 anos da parceria, uma caravana de São Mateus, que incluía o então bispo de São Mateus dom Zanoni, esteve em Sondrio. Sendo assim, para o aniversário de 20 anos, o objetivo é que uma comitiva italiana com famílias mantenedoras da Ong esteja em São Mateus em 2024. “Para conhecer as ações aqui e mergulhar na cultura local”, destaca Francesco.

Leia também:   Comunidade de Fátima celebra Festa da Padroeira com Santa Missa, ofício e procissão a partir desta quinta-feira

Ele e Maria já realizaram diversas atividades no Município nestas duas semanas de visita. Conforme detalham, estiveram com as crianças atendidas e famílias no Projeto Reconstruir a Vida e também com as famílias e profissionais que trabalham com os beneficiados.

Coordenadora do Reconstruir a Vida, Joana da Silva Assunção, frisa que o Projeto atende atualmente 42 crianças e adolescentes de 7 a 15 anos com reforço escolar e oficinas de capoeira, dança e recreação. Francesco acrescenta que há psicóloga e assistente social que acompanham os beneficiados e familiares.

 

Bolsas para curso superior ou técnico

 

A Ong A Dança da Vida também beneficia, por meio do Centro Cultural Araçá, jovens mateenses com bolsas em cursos superiores e técnicos no Centro Universitário Vale do Cricaré, Multivix e Escola Master.

Leia também:   Mateenses entusiasmados para o duelo Galo e Flu no Estado

Os dois visitaram os estudantes e as instituições de ensino. A Ong atende atualmente 19 jovens mateenses com bolsas. Outros 15 já concluíram os cursos.

Francesco destaca que todo o trabalho social desenvolvido desde 2004 vale a pena, não somente para São Mateus, mas também para os italianos. “Levamos [para a Itália] uma grande energia e conhecimento da cultura brasileira, muito rica, além de aspectos folclóricos”, frisa.

No encontro com o prefeito Daniel Santana, Francesco detalha que entregou uma carta da Prefeitura de Sondrio, na qual é reforçado exatamente essa contribuição mútua, o encontro de cultura e dos povos.

 

Italianos motivam as ações

 

São Mateus – Coordenadora do Centro Social Reconstruir a Vida, Joana da Silva Assunção destaca que o projeto já atendeu mais de 250 crianças e adolescentes em São Mateus.

Ela ressalta que a presença de Francesco e Maria em São Mateus motiva e incentiva as pessoas que conduzem os trabalhos com as crianças e adolescentes.

“Em 2019, eles foram e deixaram várias coisas previstas a acontecer. Veio a pandemia e cortou nossos planos, que estamos revendo agora. Essa vinda deles aqui, a presença, dá ânimo para a gente” – enfatiza Joana.

Leia também:   Exposição da Escola de Fotógrafos Cegos segue até domingo em São Mateus

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here