O Inverno no Hemisfério Sul se iniciou às 6h14 desta terça-feira (21). O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) destaca que na região Sudeste do Brasil, a estação é caracterizada pelas temperaturas amenas, diminuição dos volumes de chuva e com as noites mais longas que os dias.

“No Espírito Santo, os meses que compreendem o período da estação são os mais secos e frios do ano”, complementa o Incaper. A estação se estende até o dia 22 de setembro, quando ocorre o equinócio da Primavera.

De acordo com o Incaper, neste período o principal sistema meteorológico de atuação são as frentes frias, acompanhadas de massas de ar polar mais intensas que nas demais épocas do ano.

“Essas massas de ar provocam a diminuição das temperaturas com a sua passagem. Outra característica da estação são as inversões térmicas e a ocorrência de nevoeiros, que costumam se formar entre a noite e o início da manhã, causados pela umidade relativa do ar elevada, grande resfriamento da superfície e ar estável, praticamente sem ventos. Nas tardes menos frias de alguns invernos, a umidade relativa tende a diminuir longe do litoral, algumas vezes atingindo valores críticos (abaixo dos 20%)” – frisa o Instituto.

Leia também:   Chuva faz Rio Grande do Sul declarar estado de calamidade pública

Segundo o Incaper a média acumulada de precipitação para a estação fica abaixo dos 100 mm no oeste do Estado e entre 150 e 200 mm ao leste. As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 23ºC/25ºC na região serrana e dos 27ºC/28ºC nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 10ºC/12ºC na região serrana e dos 15ºC/17ºC nas demais regiões.

“Para o período do Inverno de 2022, em razão do alto grau de incertezas dos resultados dos prognósticos climáticos, as tendências apontam igual probabilidade para as três categorias –abaixo, normal, acima. No entanto, vale ressaltar que por ser a época mais fria e seca do ano, de um modo geral, não há previsão de um padrão climático que possa causar alguma anormalidade, mesmo com a influência do fenômeno La Niña, que poderia influenciar o padrão das temperaturas no Estado nesse período” –reforça.

A coordenação de Meteorologia do Incaper reforça que não realiza o prognóstico de Estação, neste caso, do Inverno. O levantamento feito é do mês de julho o que garante maior assertividade da análise dos dados.

Leia também:   Chuva faz Rio Grande do Sul declarar estado de calamidade pública

 

Previsão do tempo para os próximos dias

 

Vitória – O dia que marca o início do Inverno, ou seja, esta terça-feira, deve ser instável em parte do Espírito Santo. A presença de uma umidade trazida pelos ventos costeiros é a responsável por esta instabilidade.

Previsão de chuva passageira no norte. As temperaturas variam entre mínima de 18°C e máxima de 29°C.

Na quarta-feira, há previsão de chuva rápida no começo do dia no litoral norte com tendência de tempo aberto nos demais horários, com temperatura mínima de 18°C e máxima de 29°C. As temperaturas seguem em elevação e o vento sopra com moderada intensidade entre o litoral sul e o metropolitano.

Já na quinta-feira (23), não chove no Estado e o vento sopra com moderada intensidade pelo litoral.

Na sexta-feira (24), chuva rápida no começo do dia no litoral norte, com tendência de tempo aberto nos demais horários. O vento sopra com moderada intensidade pelo litoral, podendo ocorrer algumas rajadas entre o litoral sul e o metropolitano.

Leia também:   Chuva faz Rio Grande do Sul declarar estado de calamidade pública

 

Foto do destaque: Arquivo Incaper

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here