Na semana passada, internos da Penitenciária Semiaberta de São Mateus puderam assistir a uma peça teatral que leva mensagem de fé, otimismo e transformação. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual da Justiça (Sejus), a apresentação Em Nome do Rei, do grupo de teatro Corbã, fez parte das ações de assistência religiosa desenvolvidas na unidade prisional.

Maria Aparecida de Freitas de Albuquerque, diretora da penitenciária, explica que a peça aborda as transformações ocorridas em meados do século XIV, quando o mundo passava por diversas mudanças.

“O tema traz um conteúdo cristão e uma reflexão sobre a importância de fazer boas escolhas ao longo da vida. Para os detentos essa abordagem é fundamental. No regime semiaberto eles estão na fase final de cumprimento de pena e buscar na arte e na fé essa força de transformação faz toda a diferença” – disse, conforme a Assessoria de Comunicação da Sejus.

O momento também foi alusivo ao Dia das Crianças, já que o espetáculo foi apresentado de forma lúdica e também contou com a presença de familiares dos custodiados. O interno J.C. disse que foi a primeira vez que assistiu a uma peça teatral.

Leia também:   Homem é espancado em Braço do Rio

“Ver todo o cenário e o figurino foi uma surpresa, uma inovação. Nunca assisti a uma peça de teatro fora do sistema prisional e aqui tive essa oportunidade. Participo de muitos projetos e vejo como temos estímulo para ler, estudar e buscar novos caminhos. É uma satisfação para nós ver uma apresentação tão bonita. Só tenho a agradecer” – afirmou.

A assistência religiosa no sistema prisional está prevista na Lei de Execução Penal (LEP). As ações são desenvolvidas nas unidades por voluntários de diversas denominações religiosas.

 

Foto: Sejus/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here