Quem está vislumbrando a chegada ao mercado do trabalho ou planeja mudança de área profissional, deve estar atento, sobretudo, em razão da evolução da Inteligência Artificial (IA). Na indústria, por exemplo, surgem novas profissões.

Indicado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) para falar sobre o tema, o coordenador de Tecnologia e Inovação no Instituto Senai de Tecnologia (IST), Edmilson Queiroz, aponta que novas profissões ganham força, como a de engenheiro de IA, cientista de dados, arquiteto de dados e analista de cibersegurança.

Edmilson Queiroz explica que, na indústria, para as tarefas de automação de processos via software, são utilizados os processos robóticos automáticos –RPA, da sigla em inglês–, os quais são aplicados em tarefas repetitivas. Cita como exemplo o monitoramento de tarefas e cálculo de folha de pagamento, tendo o foco em reduzir custos e minimizar erros.

“A Inteligência Artificial (IA) é um algoritmo inteligente que poderá realizar análise preditiva, tomada de decisão, avaliação e sistema de recomendação. Os profissionais ficarão atuando mais nos processos criativos e com autonomia para atividades de planejamento” – detalha.

Leia também:   Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade

Senai oferta cursos

na área de IA

Edmilson Queiroz detalha que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) já oferta no Espírito Santo diversos cursos que qualificam trabalhadores a se desenvolverem na área de IA. Entre os cursos, cita Desenvolvimento de Sistemas, Cibersegurança e Redes.

“Esses cursos possibilitam a criação de uma base para que qualquer pessoa possa entrar nesse mercado de tecnologia. Em paralelo, o trabalhador também poderá buscar formações mais específicas como Ciência da Computação e Engenharia de Software, além de IA e Ciência de Dados, por serem formações muito recentes. Existe também curso de pós-graduação” – explica.

 

Foto: Findes/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here