Apenas 28% dos pesquisadores do mundo são do gênero feminino. O dado é da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Com base nesse estudo, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) lançou o Edital 14/2022 – Mulheres na Ciência, que teve o prazo final de submissão de propostas prorrogado.

Esta é a oportunidade para as pesquisadoras que atuam no Espírito Santo apresentarem propostas de projetos de iniciação científica, desenvolvimento tecnológico e/ ou de inovação, em qualquer das grandes áreas de conhecimento definidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que são: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; e Linguística, Letras e Artes.

Foram destinados ao edital o valor de R$ 1,5 milhão, oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec). A submissão das propostas pode ser feita apenas por pesquisadoras que têm vínculos em instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisas Públicas ou Privadas, sem fins lucrativos, situadas no Espírito Santo.

Leia também:   Ceunes abre inscrições para o curso de mestrado profissional em Saúde Coletiva no dia 13 de maio

Para realizar a inscrição, as interessadas devem preencher um dos seguintes requisitos:

  1. Exclusiva para coordenadora com titulação máxima de Mestre e defesa de dissertação realizada entre 01/01/2012 e de 31/12/2016.
  2. Exclusiva para coordenadora Doutora, com defesa de tese realizada a partir de 01/01/2017.

Com o lançamento deste edital, a Fapes busca promover ações que estimulem a equidade entre os gêneros, conforme o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres do Espírito Santo, além de incentivar o desenvolvimento de pesquisas conduzidas por mulheres no Estado.

 

Foto do destaque: GovernoES/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here