O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta de chuvas e ventos intensos, para nove municípios do norte do Estado, incluindo São Mateus. Os demais são Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros e Ponto Belo.

Com validade desta quarta-feira (14) até às 11h de quinta-feira (15), o comunicado aponta para possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou entre 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos de 50 a 100 km/h. “Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, pontua.

Um outro alerta mais brando, de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia também foi emitido pelo Inmet, envolvendo 39 municípios, incluindo os demais do norte do Estado.

A Defesa Civil Estadual já havia apresentado a previsão probabilística, em “cenário pessimista”, de acumulado de chuvas superior a 250 mm entre os dias 13 e 19 de dezembro, no norte do Estado.

“De modo geral, há um indicativo para acumulados de precipitação da ordem de 150-250 mm em trechos do setor norte do Espírito Santo, sendo que o cenário “pessimista” indica mais de 250 mm em alguns pontos. Acumulados de 150 a 200 mm nas demais regiões, podendo superar os 200 mm em pontos isolados” – detalha em boletim meteorológico.

Leia também:   Homem é flagrado empurrando duas bicicletas furtadas

NOVOS ALAGAMENTOS

As previsões estão se concretizando. Já na noite de terça e madrugada de quarta-feira, um volume expressivo de chuva foi registrado em São Mateus.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apresenta que choveu 101,8 mm na estação meteorológica localizada no Bairro Litorâneo. Já o pluviômetro automático do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), localizado em Guriri, registrou 94.4 mm.

Secretária municipal de Defesa Social, Danubia Henrique relata que a Defesa Civil foi acionada por moradores de Guriri e do Bairro Liberdade.  Em Guriri, Danubia relata que a situação ficou complicada, com várias casas alagadas e vias interditadas. No Bairro Liberdade, casa teve destelhamento e outras apresentaram paredes com rachaduras

Secretária municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel relata que muitos atendimentos foram realizados em Guriri, mas um balanço será feito no fim do dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here