A parceria com o governador Renato Casagrande para a construção da obra foi articulada pelo prefeito Daniel Santana. -Foto: Secom-PMSM/Divulgação

Já foram iniciadas as obras de retirada do manilhamento existente para a instalação de um bueiro de tubo corrugado em aço –armco– na passagem do Córrego da Biquinha sob a Avenida Thêda Figueiredo, conhecida como Ladeira da Antártica. A Prefeitura explica que o objetivo da obra é permitir maior vazão e prevenir a ocorrência de alagamentos na região.

A obra é feita por meio de parceria entre a Prefeitura de São Mateus e o Governo do Estado. Além da instalação do tubo, que tem 3 metros de diâmetro, estão sendo construídas duas contenções e os respectivos taludes.

“Com o redimensionamento das galerias pluviais no Mercado Municipal e na Rua Hélio Orlandi, melhoramos a captação das águas da chuva, fazendo com que mesmo grandes precipitações escorram rapidamente” – relata o secretário de Obras Albino Enézio.

“Com essa obra, e um outro tubo que será instalado na Rua da Liberdade, vamos melhorar consideravelmente a vazão do córrego e diminuir os riscos de entupimento, prevenindo os alagamentos nas regiões mais críticas” – complementa Albino.

PREVENÇÃO

A Secretaria de Comunicação detalha que pesquisas sobre mudanças climáticas projetam um quadro de volumes crescentes de chuva caindo em curto espaço de tempo, nos moldes dos excessos pluviométricos que aconteceram no final de 2022, impactando fortemente São Mateus e diversas outras regiões do Espírito Santo e do País, tornando urgentes intervenções estruturais como a que está sendo implementada pela Prefeitura.

O prazo previsto para a conclusão das obras é de cerca de 90 dias. O tráfego de veículos na via foi interrompido.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here