ELEIÇÕES

Ontem, durante coletiva de imprensa, o diretor-presidente do DER-ES, ex-deputado Freitas, garantiu que não disputará as eleições para prefeito de São Mateus neste ano. No entanto, ele considera “inteligente” o movimento que tenta lançar candidatura única da oposição para enfrentar o candidato apoiado pelo prefeito Daniel Santana. Porém, como no ditado popular,
é preciso combinar com os alemães.

No que parece, poucos pré-candidatos parecem estar dispostos a desistir de postular a vaga para apoiar um único nome. A conferir!

AMADEU

Esta semana foram fortes os rumores de que o ex-prefeito Amadeu Boroto teria superado as restrições legais para viabilizar uma nova candidatura a prefeito de São Mateus. Sede fato conseguir ultrapassar essas restrições, o mercado político dá como certa a candidatura de Amadeu.

Eleito prefeito em 2008 e 2012 pelo PSB, tudo indica que desta vez ele deve se agasalhar no MDB do vice-governador Ricardo Ferraço. Se este cenário se concretizar, é provável que Valdemar da Arcel retire sua pré-candidatura a prefeito para apoiar a de Amadeu.

PÉS NO CHÃO

Entre os ex-prefeitos de São Mateus que ainda estão atuando na montagem do xadrez eleitoral, Lauriano Zancanela garante que não será candidato. Em conversa informal com este colunista, afirmou que apoia o empresário Marcus da Cozivip, a quem tem distribuído fartos elogios. Disse que o pré-candidato é o único com os pés no chão e capaz de organizar a campanha de forma correta. Afirma ainda que o empresário tem propostas acessíveis para São Mateus, sem precisar inventar a roda.

Nos bastidores, mas sem confirmação, corre o boato de que Lauriano poderia vir a indicar o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Marcus. É esperar para ver!

PL

Com as operações da Polícia Federal nesta semana em investigações contra o clã Bolsonaro e o partido dele, o PL, crise uma dúvida na cabeça de milhares de pré-candidatos Brasil afora. É que o partido poderá receber alguma punição, o que pode tornar inviáveis algumas candidaturas, por exemplo, em relação ao fundo partidário, que pode até mesmo ser bloqueado pela Justiça. Fica o alerta!

PAPA FRANCISCO

Em entrevista na Itália nesta semana, o Papa Francisco falou sobre uma polêmica recente. “Eu não abençoo um ‘casamento homossexual’, abençoo duas pessoas que se amam e também peço que rezem por mim. Sempre nas confissões, quando essas situações surgem, pessoas homossexuais, pessoas divorciadas, eu sempre rezo e abençoo. A bênção não deve ser negada a ninguém. Todos, todos, todos. Atenção, estou falando de pessoas: de quem é capaz de receber o Batismo”.

PAPA FRANCISCO II

O Papa acrescentou ainda que “os pecados mais graves se disfarçam com aparência angelical”. Ele frisou que ninguém se escandaliza se abençoa um empresário que explora pessoas, o que aponta ser um pecado muito grave. “Enquanto se escandaliza se eu abençoo um homossexual… isso é hipocrisia! Devemos respeitar a todos. Todos! O cerne do documento é a acolhida” manifesta.

SÃO GABRIEL

O Ministério Público Estadual firmou um Termo de Ajuste de Conduta com vários órgãos, inclusive com a Viação São Gabriel, visando coordenar as ações de segurança durante o Carnaval em Guriri. A empresa deve colocar ônibus 24h para o balneário neste período. No entanto, todo dia há reclamações de ônibus quebrado na cidade. A preocupação da população é enfrentar a mesma frustração na hora do lazer a que passam ao se deslocarem cotidianamente para o trabalho. Repito: até quando, Viação São Gabriel?

CONGO E JONGO

Uma proposta apresentada na Assembleia Legislativa pelo deputado Lucas Scaramussa quer instituir no Estado a Semana de Valorização do Congo e Jongo Capixaba. A medida, prevista no Projeto de Lei 829/2023, visa reconhecer a importância dessas manifestações culturais tradicionais em São Mateus e em outros municípios do Espírito Santo. Compostos por danças, cantos, ritos e saberes populares, o jongo e o congo são práticas de matrizes africanas, principalmente dos povos bantus, consolidadas no Brasil por meio dos povos negros. A matéria foi encaminhada para análise da Comissão de Justiça.

FEIRA DOS MUNICÍPIOS

Depois de anos sem ser realizada,a Feira dos Municípios do Espírito Santo foi realizada em 2023, levando mais de 60 mil pessoas ao Pavilhão de Carapina. E agora, ela entra em definitivo no calendário anual do Estado. A edição deste ano acontece de 6 a 9 de junho, no mesmo local. O objetivo dos organizadores é agregar novas atrações e estrutura. A programação e as atrações ainda vão ser definidas em conjunto com os municípios, mas os preparativos já estão em curso. A Feira dos Municípios tem a realização do ES Convention e corealização do Sindiprom.

FOLIA

O Carnaval já começou. Aproveite, cante, dance, reúna os amigos e a família. Comemore com sabedoria. Assim a folia vai se repetir muitas vezes.

Foto: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here