VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

A onda de ameaças e atos violentos em escolas pelo Brasil deve ser combatida com toda a energia pelos governos e todos os seus instrumentos. Seja com a atividade preventiva de inteligência, repressão e também pelo combate institucional aos meios utilizados para a propagação dessas ameaças, como as redes sociais. Não pode a sociedade e o estado vacilar na firmeza dessas ações de combate. Liberdade de manifestação do pensamento não se confunde com propagação de ameaças. As redes sociais são livres para a difusão cultural, a expressão do pensamento e a comunicação em geral. Mas de forma alguma podem estar à margem da lei e favorecer discursos de ódio, xenofobia e racismo.

 

ADEUS, PETROBRAS!

Uma triste página da história do norte capixaba foi escrita nesta semana com o adeus oficial da Petrobras da região. A estatal concluiu a venda e entregou todos os ativos que possuía por essas terras para a iniciativa privada. Foram 66 anos desde a chegada dos primeiros pesquisadores da empresa ao Espírito Santo –1957–, mais especificamente em São Mateus e Conceição da Barra, este último no qual foi perfurado o primeiro poço, em 1959. Mas foi em São Mateus que aconteceu a descoberta de petróleo no Estado, na região do Nativo, em 1967. Desde então, São Mateus e o norte capixaba vivenciaram um novo ciclo econômico, somando a cadeia da exploração petrolífera com a força da agricultura.

 

CONTRA

Assim que assumiu o governo, o presidente Lula pediu ao novo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que suspendesse as vendas que ainda não haviam sido concluídas pela estatal. No entanto, a diretoria da empresa, que foi nomeada no governo anterior, preferiu seguir com o novo plano de desinvestimento, lançado em 2019 no então governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os sindicatos da categoria, FUP e Sindipetro-ES, se manifestaram e agiram por diversas vezes, inclusive com ameaças de greve, na tentativa de impedir as vendas dos ativos. Porém esses esforços não foram suficientes para barrar a sanha entreguista instalada no Brasil nos últimos tempos.

Leia também:   INFORME TC - por Claudio Caterinque • Edição 7.482

 

O PETRÓLEO É NOSSO

Criada em 1953 pelo presidente Getúlio Vargas sob o lema “O Petróleo é nosso”, a Petrobras desenvolveu tecnologia nacional e inscreveu o Brasil no rol dos países maiores produtores de petróleo do mundo. Onde se instalou, irradiou desenvolvimento e oportunidades para inúmeros pequenos e médios empresários que se criaram em seu entorno.

 

RESPONSABILIDADE

SOCIAL

É estranho que a Petrobras feche suas portas em São Mateus sem nem dizer adeus. Pelo tamanho da empresa, pelo tempo em que aqui produziu riqueza e por sua política de responsabilidade social, era no mínimo necessário que se manifestasse de forma dirigida à comunidade regional e, ao mesmo tempo, apresentasse um plano de mitigação social e econômica do encerramento de suas atividades na região. Lamentável que acabe assim.

 

BEM-VINDA, SEACREST!

A Seacrest Petróleo SPE Norte Capixaba Ltda é a nova detentora dos direitos de exploração e produção de petróleo no Polo Norte Capixaba. Ela é uma subsidiária da Seacrest Bermuda Limited, que tem origem na Noruega, conforme informa o seu vice-presidente de operações Juan Alves. Nós apresentamos as boas-vindas à empresa, desejosos de que ela faça muitos investimentos no aumento da produção de petróleo e também na exploração de novos poços. E que sua governança esteja à altura desses desafios, respeitando seus colaboradores e fornecedores, assim como toda a comunidade regional.

 

INVESTIMENTOS

A venda do Polo Norte Capixaba foi lançada em leilão em 2021. A empresa vencedora, a Seacrest, pagou 35,85 milhões de dólares no ato da assinatura do contrato. Para quitar o restante –o que foi feito nesta semana–, 426,65 milhões de dólares, recorreu ao mercado em busca de investidores.

Leia também:   INFORME TC - por Claudio Caterinque • Edição 7.482

 

PROGRESSISTAS

Coordenador da bancada federal capixaba em Brasília, o deputado Josias Da Vitória assumiu nesta semana a presidência do partido Progressistas no Espírito Santo. O anúncio foi feito ao lado do presidente nacional do partido, o senador Ciro Nogueira, e do amigo de bancada e vice-presidente estadual da legenda, deputado Evair de Melo. Da Vitória afirma que o objetivo é dialogar e trabalhar para ampliar ainda mais o tamanho do partido no Estado. Na eleição de 2022, o Progressistas capixaba elegeu dois deputados federais e dois estaduais. Da Vitória sucede o ex-deputado federal Marcus Vicente, atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e que durante uma década liderou o partido no Espírito Santo.

 

CONTARATO

O senador Fabiano Contarato presidirá no Congresso Nacional a Comissão Mista da Medida Provisória do Bolsa Família, a MP 1.164. Essa medida é a menina dos olhos do presidente Lula, que prometeu em campanha elevar os gastos sociais no Brasil, inclusive com o Bolsa Família de R$ 600, mais R$ 150 por criança de até 6 anos. O senador capixaba disse que ficou orgulhoso com a presidência da comissão, afirmando que o programa de transferência de renda revolucionou o combate à pobreza no Brasil. A vice-presidência da comissão será ocupada pelo deputado federal Dorinaldo Malafaia, do Amapá.

 

PT MATEENSE

Nesta semana, o ex-vereador Eneias Zanelato anunciou a renúncia dele ao cargo de presidente da executiva municipal do Partido dos Trabalhadores (PT). Junto com ele, também renunciaram a vice-presidente Dilzete Nascimento, a Nêga do Jongo, o secretário Reinaldo Alves de Oliveira e a líder legislativa Jaciara Teixeira. Na carta de renúncia, assinada pelos quatro, alegam que concluíram “com louvor a missão de eleger Lula presidente pela terceira vez na esperança de dias melhores” e que não cabe, neste momento de reconstrução, “acirradas disputas internas”.

 

NOVO PRESIDENTE

Um filiado do PT de São Mateus disse a este jornalista que os demais membros do partido lamentam as renúncias “de militantes históricos que ajudaram a construir o partido no Município”. No entanto, pontua que “quando um militante abaixa a sua bandeira, outros ajudam a levantá-la” apontando que a legenda é maior que os filiados e que novos nomes já estão sendo discutidos internamente para assumirem os cargos deixados pelos renunciantes. Pedindo para não ser identificado, o militante disse também que o PT é o maior partido de São Mateus, com cerca de 900 filiados, “maior do Brasil e da América Latina”.

Leia também:   INFORME TC - por Claudio Caterinque • Edição 7.482

 

DUPLICAÇÃO PARA GURIRI

A comunidade mateense espera com ansiedade o anúncio dos cronogramas de retomada das obras para a conclusão da duplicação da rodovia Othovarino Duarte Santos, a nossa Rodovia de Guriri. A duplicação da ponte sobre o Rio Preto continua em obras, enquanto a ponte sobre o Córrego Pedra D’Água está paralisada e com serviços prejudicados pela enchente do final do ano passado. E os trechos do Bairro Sernamby até a Pedra D’Água, assim como a ponte sobre o Rio Mariricu e o trecho até o centro de Guriri aguardam o anúncio de obras. Todos os dias os mateenses sofrem com o trânsito lento e até congestionamentos logo pela manhã no sentido Guriri-Centro e à tarde no inverso. E aí?

 

MACRODRENAGEM

Quinta-feira, o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, disse à Rede TC de Comunicações que até julho deste ano espera ter em mãos o projeto definitivo para as obras de macrodrenagem de Guriri. Marcus Vicente informou acreditar que até o final de agosto ou setembro deverá ter contratado a empresa que realizará os serviços de macrodrenagem. São obras vultosas que devem exigir cerca de 150 milhões de reais e que poderão transformar para melhor a qualidade de vida dos moradores de Guriri e também gerar bem-estar aos turistas.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here