MONTEIRINHO
O Engenheiro Monteirinho participou da sessão ordinária da Câmara de São Mateus nessa terça-feira. Ele utilizou a tribuna popular para falar de seus projetos políticos. Ele disputou a eleição para deputado estadual no ano passado e obteve 2.832 votos em todo o Estado. Em São Mateus, conseguiu o apoio de 2.083 eleitores, ficando em quinto lugar entre os candidatos residentes no Município. Monteirinho demonstra disposição para disputar as eleições de 2024, quando estarão em jogo os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores.

MARÍLIA
Em todas as rodas de conversas sobre as próximas eleições surge o nome da atual secretária municipal de Educação, Marília Silveira, como uma possível candidata a prefeita com o apoio de Daniel Santana. Quando perguntado, o prefeito Daniel não confirma e nem desmente, optando por afirmar que ainda é cedo para se falar de eleição e que agora é hora de trabalhar pela periferia. De fala mansa e envolvente, o desempenho da secretária Marília tem chamado a atenção dos observadores políticos. Se será candidata ou não, só o tempo dirá, mas é certo que o papel das mulheres na política tem crescido muito.

PETROBRAS EM SAMA
O movimento pela retomada das atividades da Petrobras em São Mateus tem crescido depois da posse do presidente Lula. Desde o anúncio da retirada da estatal das terras mateenses, a TC tem cobrado das autoridades a irresponsabilidade como isto foi feito, sem nenhum programa de mitigação dos impactos sociais e econômicos negativos. Por sua vez, o Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo tem também, acertadamente, cobrado a reversão à Petrobras dos campos de petróleo privatizados e que não foram pagos pelas novas operadoras. Em várias matérias, a TC abordou os deputados federais Helder Salomão e Jack Rocha, assim como o senador Contarato, a se posicionarem nessa luta. Da mesma forma com os deputados estaduais João Coser e Iriny Lopes. Na terça-feira, discursando na Câmara Municipal de São Mateus, o Diretor Geral da Rede TC de Comunicações, Márcio Castro, conclamou os vereadores a se engajarem nessa campanha pela reinstalação da Petrobras em Sama. Márcio entende que todos os que defendem o desenvolvimento econômico e social de nosso Município devem participar desse movimento, pois é inegável sua importância atual e histórica.

Leia também:   INFORME TC - por Claudio Caterinque • Edição 7.482

INSEGURANÇA JURÍDICA
A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) protestou esta semana contra a decisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que permite que o governo passe a cobrar novamente tributos de contribuintes, mesmo após eles terem conquistado na Justiça o direito definitivo de não pagarem. A Findes afirma que a decisão do STF cria mais insegurança jurídica para o País, além de atrapalhar a recuperação da economia, uma vez que inibe investimentos e a criação de oportunidades. Para a Findes, a economia nacional já está fragilizada diante de diversas crises e decisões “como essa minam o planejamento justamente de quem trabalha para gerar empregos, renda e mais desenvolvimento para o Brasil”. A Findes atualmente é presidida pela empresária do ramo gráfico Cris Samorini, que tem feito um bom trabalho de articulação e defesa dos legítimos interesses da indústria capixaba e nacional.

JUROS ABUSIVOS
Esta semana foi marcada pelo ferrenho debate em torno das altas taxas de juros estabelecidas pelo Banco Central do Brasil. O presidente Lula criticou duramente a política monetária do chefe do Banco Central, Roberto Campos Neto, que atualmente cobra os juros mais altos do planeta, nominalmente fixados em 13,75% e que representam mais de 8% acima da taxa de inflação. São juros surreais, só existentes no Brasil, sem paralelo no mundo. E que só servem aos interesses de afortunados, que têm grandes quantias para ganharem juros em aplicações no mercado financeiro. Enquanto isso, os mais de 90% da população sofrem as consequências da falta de investimento produtivo nas empresas e pagam taxas escandalosas nos cartões de crédito.

Leia também:   INFORME TC - por Claudio Caterinque • Edição 7.482

INFLAÇÃO DE DEMANDA OU DE PREÇOS ADMINISTRADOS?
As altas taxas de juros são justificadas pelo Banco Central como necessárias para combater a inflação. Mas é uma justificativa absolutamente equivocada, pois o cerne da inflação brasileira não é a inflação por grande demanda de produtos. Na verdade, a causa primária da inflação brasileira está nos preços administrados pelo governo federal, como os combustíveis e a energia, que, quando aumentados, praticamente obrigam todas as empresas a repassarem os novos custos aos preços de seus produtos, o que provoca inflação. As empresas que não conseguem repassar esses novos custos são compelidas a absorvê-los e comprometer seu desempenho, inibindo novos investimentos ou até quebrando por perda de competitividade. O resultado dessa política perversa de juros altos é redução da atividade econômica, desemprego e maior concentração de renda. Um crime contra a nação.

DARWIN DAY
O Darwin Day, intercâmbio científico nacional sobre evolução e genética realizado no Ceunes, foi um evento muito importante para a comunidade acadêmica e também para todo o setor educacional de São Mateus e região. De parabéns todos os organizadores. Quando se fala em transformar o Ceunes em universidade federal autônoma, com reitoria e poder decisório sediado em São Mateus, deseja-se ampliar não só a possibilidade de investimentos em novos cursos, mas também de incentivar novos seminários e pesquisas científicas voltadas às questões locais, regionais e até nacionais. Como diria o poeta Raul Seixas: “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”. Vamos, juntos, em frente.

Leia também:   INFORME TC - por Claudio Caterinque • Edição 7.482
Foto: Freepik

CARNAVAL
E o Carnaval está aí. Depois de muita espera, a folia corre solta em todo o Brasil. Uns se divertem, outros trabalham duro para atender foliões e turistas e uns mais preferem descansar. É isto, cada um na sua. Mas que todos estejam em paz!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here