SEM NOÇÃO
Em um dos momentos mais sensíveis que a população mateense, e de outras cidades brasileiras, está sofrendo muito em decorrência do longo período chuvoso, acredite, tem gente buscando fazer uso da situação em benefício próprio. O momento, que para muitos representa uma tragédia, é usado por alguns poucos sem noção, para disparar a metralhadora de críticas e levantar discussões alheias que não contribuem em nada com quem realmente necessita de ajuda. É preciso concentrar todos os esforços para amparar centenas de famílias em São Mateus que nem sequer poderão passar o Natal em suas residências. A disputa política se vê depois!

BOA INICIATIVA
Em uma das reuniões do Gabinete de Crise, montado em São Mateus para socorrer a população neste momento de sucessivas tragédias, foi comentado que alguns médicos que prestam serviço para o Município estão percorrendo os locais atingidos por enchentes, conversando e orientando as famílias e distribuindo medicações, tendo em vista o alto risco de contaminação por doenças como a leptospirose. O Comitê é coordenado pelo prefeito Daniel Santana e pelo tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Carlos Wagner.

Foto de divulgação

 

 

ELOGIOS
Falando nisso, o prefeito Daniel Santana e o tenente-coronel Carlos Wagner têm trocado elogios. Para o governador Renato Casagrande, que visitou o Município nesta semana, o militar disse que, em 30 anos de carreira nunca tinha visto um prefeito no meio do povo com tanta energia em busca de soluções. Também elogiou a equipe da Prefeitura que atua para mitigar os efeitos das enchentes. Do outro lado, Daniel também não tem economizado nos elogios ao tenente-coronel, inclusive solicitando ao governador que o deixe ficar por mais tempo no Município. Uma parceria que deu certo!

Leia também:   INFORME TC - por Claudio Caterinque • Edição 7.482

NOS BASTIDORES
Nos bastidores, longe dos holofotes, o tenente-coronel tem desempenhado liderança no comando das ações. Assim como o prefeito Daniel, que está na linha de frente, inclusive na contenção dos alagamentos em Guriri, o tenente-coronel Carlos Wagner também faz questão de estar presente nas ações. Consegue direcionar os trabalhos e comanda com sabedoria, sem criar atritos na equipe.

CLIMA MALUCO
Alguém por acaso já havia experimentado a sensação de frio em pleno Verão no Sudeste do Brasil? As chuvas persistentes desde novembro, e que parecem querer ficar para a Virada do Ano, têm derrubado as temperaturas. De madrugada, mínima de até 18ºC. Durante o dia, os termômetros raramente passam dos 25ºC. A impressão que se tem é de que o Inverno se esqueceu de ‘passar’.

CONSUMIDOR
A partir desta sexta-feira (23) escolas particulares estão proibidas de incluir na lista de material escolar itens como produtos de limpeza e de higiene pessoal, de uso coletivo e materiais de escritório. A medida consta na Lei 11.751/2022, promulgada pela Assembleia. A norma veda às instituições de ensino a cobrança de itens de uso comum ou os utilizados pelos funcionários do estabelecimento na lista de material escolar entregue aos pais ou responsáveis pelo aluno no início do ano letivo. A medida vale para estabelecimentos privados de ensino pré-escolar, fundamental, médio e superior. Outra prática comum em unidades de ensino e vedada na lei é a indicação de estabelecimentos para compra de itens como livros, material e uniformes. O descumprimento da medida estará sujeito às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor. A intenção dos legisladores é boa, mas melhor seria se não fizessem leis para intervir na atividade privada. Poderiam dedicar mais tempo a cuidar dos problemas da educação pública, que não são poucos.

Leia também:   INFORME TC - por Claudio Caterinque • Edição 7.482

TRABALHO NO RECESSO
Dezesseis deputados do Espírito Santo vão trabalhar durante o recesso parlamentar, que começou ontem e prossegue até 31 de janeiro. Eles compõem a Comissão Representantiva, responsável por responder por eventualidades durante o recesso na Assembleia Legislativa (Ales). Durante esse intervalo, estão suspensas as atividades legislativas, como sessões plenárias e reuniões de comissões. Além do presidente Erick Musso, também integram a comissão os deputados Dary Pagung, Marcelo Santos, coronel Alexandre Quintino, Bruno Lamas, Dr. Emílio Mameri, Dr. Rafael Favatto, Capitão Assumção, Hudson Leal, Iriny Lopes, Gandini, Alexandre Xambinho, Theodorico Ferraço, Carlos Von, Torino Marques e Luiz Durão.

PANFLETOS EM CARROS

Panfletos e materiais publicitários fixados em veículos estacionados em vias públicas passam a ser proibidos no Espírito Santo. A medida que impõe a proibição passa a valer no dia 7 de fevereiro de 2023, 45 dias após a publicação oficial. O texto não se aplica a propagandas, panfletos e materiais publicitários distribuídos para os pedestres. Também ressalta a obrigatoriedade de orientar, por meio de mensagem de cunho educativo a ser colocada no rodapé das peças, a proibição de descartar o folheto em vias públicas e colaborar com a limpeza da cidade. Nos carros, a medida busca evitar danos a itens como palhetas e frisos dos veículos e reduzir a poluição ambiental.

Leia também:   INFORME TC - por Claudio Caterinque • Edição 7.482

MINISTÉRIO DE LULA
O ministério para o terceiro mandato de Lula que inicia em 1º de janeiro já tem 21 nomes confirmados. Na manhã de quinta-feira, Lula anunciou 16 nomes, que se somam aos cinco divulgados inicialmente no dia 8 de dezembro. Restam ainda 16 cargos a serem preenchidos até terça-feira, quando ele apresentará a relação final. O petista negocia a composição do governo com partidos como o MDB, o PDT, o União Brasil e o PSD. A tarefa, admite ele, é complicada. A Simone Tebet, que o apoiou no segundo turno, Lula está oferecendo o Ministério do Meio Ambiente. Ontem, após os dois se reunirem em Brasília, Lula viajou para São Paulo, onde passará o Natal, e levou consigo no avião a senadora. A conferir!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here