EXPECTATIVAS
Com o retorno do governador Renato Casagrande ao Espírito Santo, após participar da COP27 no Egito, a expectativa é grande para que ele anuncie algumas mudanças no primeiro escalão já a partir da próxima semana. Casagrande já afirmou em entrevistas que pretende fazer mudanças no secretariado e que esses anúncios seriam feitos após a viagem internacional dele.

AUTORIDADE DO CLIMA
E por falar em COP27, foi no Egito que o governador Renato Casagrande, presidente do Consórcio Brasil Verde e coordenador da coalisão Governadores pelo Clima, sugeriu durante encontro com o presidente eleito Lula a criação de uma autoridade do clima no Brasil. O tema parece ter avançado. Tanto que Lula retorna da Conferência com essa ideia fixa na cabeça. Comenta-se em Brasília que a criação de uma autoridade para o clima, que se torne a principal referência para esse debate, é bastante provável e o nome de Marina Silva já surge como favorito para chefiar essa iniciativa.

Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES

JACQUELINE MORAES
A vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes, se despede do mandato no final deste ano. Apesar de não ter conseguido se eleger deputada federal, conquistou um importante capital eleitoral, sendo a terceira suplente do PSB, o partido do governador Renato Casagrande. Ontem, durante agenda em São Mateus como governadora em exercício, pela quarta vez no mandato, Jacqueline não deixou claro qual rumo deve tomar em 2023. Mas deixou pistas: “Porque sou uma jogadora que até no banco de reservas farei parte no time de alguma forma”. A conferir!

Leia também:   INFORME TC - por Claudio Caterinque • Edição 7.482

CAPITAL ESTADUAL
Jacqueline participou ontem da transferência simbólica da capital do Espírito Santo de Vitória para São Mateus. Na oportunidade também foram iniciadas as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra. As atividades ocorreram no Sítio Histórico Porto de São Mateus, onde também foi anunciada a liberação de R$ 8 milhões para requalificação urbana no Bairro Porto.

CELERIDADE NA CÂMARA
O presidente da Câmara de São Mateus, vereador Paulo Fundão, pretende colocar em votação, com celeridade, os projetos de leis sobre planos de cargos e carreiras dos servidores do Saae, da Saúde e do Magistério mateense. O parlamentar afirmou que os projetos irão ao plenário assim que concluírem a tramitação nas comissões permanentes da Câmara. Entretanto, já alertou que é preciso tranquilidade para um debate sereno das propostas, evitando decisões açodadas.

CONCURSO PÚBLICO
No discurso final da sessão, Paulo Fundão relatou que está sendo finalizado o processo para lançamento do concurso público para o quadro da Câmara Municipal, em parceria com o Ministério Público Estadual.

ALAGAMENTOS
A Prefeitura de São Mateus tem agido rápido para conter os estragos provocados pelo acúmulo de águas das chuvas em alguns pontos da cidade. No Centro, assim que a chuva deu uma trégua, a Rua Hélio Orlandi, que recebe o maior volume de águas pluviais, já estava recebendo reparos. Não foram registrados maiores transtornos, principalmente no entorno do Mercado Municipal. E olha que choveu cerca de 100mm em três dias. Já a área central de Guriri, que aguarda as obras de macrodrenagens anunciadas pelo Governo do Estado, teve os recorrentes alagamentos. No entanto, no dia seguinte, ou seja, já na manhã de quinta-feira, não havia mais água empoçada na Avenida Governador Eurico de Rezende. Isso se deve à ação rápida da Prefeitura que colocou funcionários de plantão 24 horas durante o período das chuvas para socorrer a população e amenizar os transtornos.

Leia também:   INFORME TC - por Claudio Caterinque • Edição 7.482

E A COPA?
Parece que o brasileiro, e principalmente os mateenses, estão achando estranho uma Copa do Mundo no final do ano, e após uma eleição tão peculiar quanto a que tivemos. Ainda não saltam aos olhos os tradicionais enfeites e decorações canarinhas nas ruas, nos bairros, nas casas ou mesmo no comércio de São Mateus. A esperança é que, com o início dos jogos neste domingo, a população comece a entrar no clima da Copa. O primeiro jogo da Seleção acontece somente na próxima quinta-feira, contra a Sérvia. Até lá, ainda há tempo para vestir-se de verde-amarelo, ou azul-branco, tanto faz! O importante mesmo é a paixão que o povo sente pelo futebol que une.

PIB EM 2020
O PIB caiu em 24 das 27 unidades da federação em 2020, o ano inicial da pandemia. É o que indicam dados recentes do IBGE. Somente dois estados conseguiram registrar variações positivas em 2020: Mato Grosso do Sul (0,2%) e Roraima (0,1%). Mato Grosso (0%) foi o único a mostrar estabilidade. Houve influência da agropecuária nesses três locais, conforme aponta o IBGE. O ano de 2020 foi marcado por boas condições de safra em estados produtores, com exceção do Rio Grande do Sul, e preços elevados de commodities agrícolas como soja e milho. Em outras palavras, o desempenho do campo atenuou efeitos negativos da pandemia sobre a atividade econômica nas cidades. Conforme o IBGE, 12 estados amargaram baixas mais intensas do que o recuo do PIB na média nacional (-3,3%). O Rio Grande do Sul teve a maior retração (-7,2%). Ceará (-5,7%), Rio Grande do Norte (-5%), Espírito Santo (-4,4%), Rondônia (-4,4%) e Bahia (-4,4%) vieram na sequência. Alagoas (-4,2%), Acre (-4,2%), Pernambuco (-4,1%), Paraíba (-4%), Piauí (-3,5%) e São Paulo (-3,5%) também caíram mais do que a média brasileira.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here