VISITA DE BOLSONARO

A visita de Bolsonaro mexe com os bastidores da política em São Mateus e no Espírito Santo. Em Sama, o prefeito Daniel faz uma operação especial de limpeza e conservação das vias públicas. E promete uma surpresa para o presidente. Quer causar uma boa impressão em busca de sensibilizar o chefe do Executivo Federal e conseguir recursos para obras no Município. Para isso, semana passada foi a Brasília fazer contatos com deputados e gestores federais.

 

ESCALÃO AVANÇADO

O mateense Leonardo Augusto Matedi Amorim, que já atuou na Secretaria de Finanças da Prefeitura de São Mateus, trabalha hoje na Presidência da República e integra o Escalão Avançado do Planalto que chega à cidade na segunda-feira (7), às 14h. Este escalão terá 40 integrantes e trabalhará na preparação da visita do presidente Jair Bolsonaro no Município que acontece na próxima sexta-feira (11). Leonardo Amorim tem 23 anos, é casado, pai de uma menina, se formou em São Mateus em Engenharia Civil e atua na Assessoria de Imprensa da Presidência da República. O mateense é responsável pela alimentação dos portais oficiais do Governo Federal com informações das viagens presidenciais. Leonardo Amorim é filho de Andressa Matedi e Carlos Augusto.

 

SUCESSÃO CAPIXABA

Da mesma forma, dois deputados federais, Evair de Melo e Da Vitória, ambos da base de apoio do governo federal, estão de olho nas movimentações de Bolsonaro em solo capixaba. Também a deputada federal Soraya Manato e seu marido, o ex-deputado Manato, acompanham tudo e articulam o tempo inteiro. Evair e Manato querem ser ‘o candidato do presidente’ na campanha ao governo capixaba em 2022. E Da Vitória, que é aliado de Renato Casagrande, quer disputar o senado no próximo ano, quando se encerra o atual mandato da senadora Rose de Freitas.

 

ALTERNATIVA

A senadora Rose de Freitas, por sua vez, examina o cenário político para definir que cargo disputará no próximo ano. Eleita senadora em 2014, ela disputou e perdeu a eleição para o governo estadual em 2018, ficando na terceira posição, superada pelo governador Renato Casagrande e por Manato. Se entender que a reeleição ao senado será tarefa de pouca chance de sucesso, Rose deve voltar a disputar uma cadeira de deputada federal, cargo que já ocupou por vários mandatos.

 

HARTUNG

Outro nome que tem sido muito falado na disputa ao Senado Federal é o do ex-governador Paulo Hartung. Atualmente ele é presidente do Instituto Brasileiro da Árvore (IBÁ), entidade representativa do setor produtor de madeira plantada, que reúne principalmente as indústrias produtoras de papel e celulose. Hartung tem feito muitas palestras pelo Brasil, abordando os cenários políticos e econômicos nacionais. Com isso, tem frequentado as rodas empresariais do eixo São Paulo-Rio de Janeiro-Minas Gerais. Ao mesmo tempo em que tenta colaborar na articulação de uma terceira via eleitoral para o pleito presidencial de 2022, que fuja da polarização Bolsonaro-Lula. No cenário estadual, especula-se que pode vir a disputar a cadeira no Senado, onde já esteve nos anos de 1999 a 2002.

 

CONTARATO

O PDT, partido de Ciro Gomes, convidou o senador Fabiano Contarato para integrar os quadros da agremiação, já o colocando entre os pré-candidatos ao governo do Espírito Santo. No dia 27 de maio, em Brasília, uma reunião entre o senador e o ex-presidente Lula acabou frustrada. Havia a expectativa do PT-ES de que essa reunião sacramentasse a filiação de Contarato ao partido. Segundo os bastidores em Brasília, Lula teria ficado surpreso ao saber que Fabiano Contarato também está conversando com Carlos Lupi, presidente nacional do PDT. Além disso, os termos de filiação oferecidos por Lupi ao senador seriam melhores do que os apresentados pelo PT. Teria sido nesse momento que a reunião desandou, jogando água no chopp de Lula e dos petistas capixabas.

 

PARTIDO NOVO

O Partido Novo afirma que João Amoêdo, um de seus fundadores, aceitou o convite feito por 36 dos 40 integrantes da Convenção Nacional para ser pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2022. O convite foi realizado em linha com a resolução 41/2021 do partido, que prevê as regras para as candidaturas. “O Novo entende que uma candidatura à Presidência da República em 2022 tem como missão oferecer à população brasileira uma alternativa propositiva, baseada nos princípios e valores do Novo e disposta a se contrapor aos movimentos populistas que comandaram o país nas últimas décadas com resultados desastrosos” – frisa a sigla. Amoêdo, engenheiro e administrador, presidiu o partido por duas vezes. Em 2018, foi candidato a presidente.

 

BRUNO ARAÚJO

Em Pedro Canário, o prefeito Bruno Araújo continua bem avaliado pela população local. Reeleito o ano passado, Bruno tem se articulado com outros prefeitos e lideranças da região em busca de apoio para uma possível candidatura a deputado estadual.

 

MATEUSINHO

O início do atendimento e das cirurgias oftalmológicas no Hospital Municipal de Conceição da Barra representa uma importante vitória política do prefeito Mateusinho Vasconcelos junto ao governo estadual. Durante a campanha eleitoral, a vice-governadora apoiou outro candidato a prefeito e assim Mateusinho assumiu a prefeitura barrense distanciado politicamente do governador Renato Casagrande. Astuto, soube procurar as pontes certas para uma aproximação com o líder capixaba e fez do pleno funcionamento do hospital municipal uma importante –e inteligente– bandeira de sua gestão. Deu bingo!

 

COVID-19

O diretor-presidente do Incaper e ex-prefeito de Pinheiros, Antônio Carlos Machado, o Antônio da Emater, saiu da UTI de um hospital particular de Colatina na quarta-feira e foi para o quarto de enfermaria para continuar em tratamento de recuperação. Com covid-19, o estado de saúde dele já era considerado estável, apresentando melhora clínica contínua e boa resposta aos medicamentos. Até ontem ainda não havia previsão de alta do hospital. Também infectado pelo novo coronavírus, o diretor do Sebrae e ex-secretário estadual da Fazenda, José Eugênio Vieira também precisou ser internado por conta do estado de saúde dele pela covid-19. No entanto, José Eugênio já recebeu alta e se recupera da doença no conforto do seu lar.

 

OXFORD

A Prefeitura de São Mateus doou mais um terreno para a empresa produtora de porcelanas Oxford expandir as suas atividades. O Projeto de Lei nº 013/2021 foi aprovado por unanimidade e em turno único pelo plenário da Câmara de São Mateus. Isso demonstra que há uma plena harmonia entre os poderes Legislativo e Executivo pelo desenvolvimento econômico do Município. O terreno, localizado no Bairro São Benedito (Rodocon) possui 46.997,86 metros quadrados e está avaliado em R$ 374 mil. A segunda etapa de expansão da planta industrial da Oxford já está em processo de conclusão e deve ser inaugurada em julho, ofertando 500 empregos diretos e elevando para 1000 o total de funcionários após entrar em operação, conforme anunciou a diretoria da Oxford no Espírito Santo. O terreno permitirá à empresa de São Bento do Sul, Santa Catarina, iniciar a 3ª fase de ampliação em solo mateense.

 

ELEIÇÕES EM BOA ESPERANÇA

As eleições suplementares de Boa Esperança, marcadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo para o dia 1º de agosto, já está movimentando os bastidores da política no Município. Apesar do período de convenções partidárias ser aberto somente no dia 21 deste mês, já se fala que a esposa de Romualdo Milanese, Fernanda Milanese, será candidata. Mais votado em 2020, o ex-prefeito não pôde assumir o cargo porque teve o registro de candidatura impugnado pela Justiça Eleitoral. Comenta-se ainda que o também ex-prefeito, Lauro Vieira, que não disputou a reeleição, estaria cogitando uma possível candidatura. Também estão se colocando como pré-candidatos Rogério Vieira –candidato a vice-prefeito na chapa de Romualdo–, Claudio Boa Fruta –que concorreu nas eleições de 2020– e Renato Barros –prefeito em exercício.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here