ELEIÇÕES NOS EUA

Pela primeira vez na história, uma eleição norte-americana mexe com o imaginário do brasileiro de uma forma muito intensa. Alguns comentaristas políticos afirmam que a vitória de Biden pode ser crucial para que o Brasil se veja cada vez mais isolado do restante do mundo. Outros atribuem uma vitória de Trump como decisiva para uma possível reeleição de Bolsonaro em 2022. O certo é que esta eleição promove um abalo nas estruturas democráticas dos EUA.

 

ELEIÇÕES NO BRASIL

E o brasileiro, no próximo domingo, vai às urnas para escolher prefeitos e vereadores. O resultado das eleições no Brasil também será determinante para a alçada de Bolsonaro a um segundo mandato, já que ele aposta na eleição de seus aliados partidários nas principais capitais brasileiras para fertilizar apoios no caminho para 2022.

 

REFORMA TRIBUTÁRIA

O presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia afirmou ontem ter receio de que a campanha para a presidência da Casa, prevista para fevereiro do ano que vem, prejudique o andamento da reforma tributária. Ele disse: “Tenho medo que a reforma tributária não consiga avançar, porque está muito carimbada como minha. Isso é uma grande besteira. No final, os grandes beneficiados são o país e o governo”. O presidente da Câmara disse que, caso haja acordo, há chances de a reforma ser votada ainda em dezembro deste ano.

Leia também:   Bombeiros capixabas passam a atuar em outros dois municípios no Rio Grande do Sul

 

NA MÃO

Alguns partidos parecem ter deixado os candidatos a vereador em São Mateus na mão. A informação que circula nos bastidores políticos no Município é que o recurso do Fundo Partidário não chegou para os candidatos a vereador. Comenta-se que, esperando pelo dinheiro, alguns já comprometeram dinheiro do próprio bolso no pagamento de despesas da campanha e veem-se atolados em dívidas.

 

SUANDO FRIO

Com o Verão se aproximando ainda em plena pandemia do novo coronavírus e a determinação da quarentena, muitas práticas foram colocadas em dúvida e o ar-condicionado acabou se tornando um dos vilões, já que há muitos indícios de que a transmissão do vírus ocorre pelo ar. Muitas pessoas já se preocupam com o fato de poder ou não utilizar esses aparelhos. Então, o que fazer?

 

SICOOB

O Sicoob apresentou relatório de sustentabilidade referente a 2019 e um dos registros que mais chamam a atenção é o crescimento das transações por meio de canais digitais: do total de 4,41 bilhões, 79% foram efetivadas no aplicativo do Sicoob ou no internet banking. No comparativo com 2018, os canais digitais avançaram seis pontos percentuais. De acordo com o diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais Ênio Meinen o crescimento nas transações digitais, além de outros benefícios, possibilitou uma economia ao empreendimento de R$ 158 milhões com relação ao ano anterior. “Economias dessa natureza refletem significativamente nos benefícios financeiros e econômicos, diretos e indiretos, que o Sicoob proporciona aos cooperados”, explica o executivo.

Leia também:   Jovem é flagrado com moto roubada em São Mateus

 

AUTONOMIA NO ENSINO SUPERIOR

Ignorando a indicação da comunidade acadêmica, o presidente Jair Bolsonaro nomeou Valdiney Veloso como reitor da Universidade Federal da Paraíba. No voto direto, a eleita foi a professora Terezinha Martins, tanto na consulta eleitoral como nos conselhos superiores. O ato gerou críticas da comunidade acadêmica e de autoridades políticas daquele estado. Tanto que o Partido Verde entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF contra as intervenções nas universidades e institutos federais. Os ministros Edson Fachin, Celso de Mello e Cármen Lúcia votaram a favor da autonomia das instituições de ensino superior. É preocupante adiar uma decisão tão importante. Quanto mais tempo o STF levar no julgamento, mais tempo o Governo Federal tem para continuar nomeando os reitores menos votados.

 

SEGURANÇA PÚBLICA

Nesta semana o governador Renato Casagrande fez dois anúncios importantes para a segurança pública no Estado do Espírito Santo. O primeiro é em relação a atuação da Polícia Militar, que poderá agilizar o atendimento a ocorrências de menor gravidade para que os militares não percam tempo preciso com processo burocrático nas delegacias. O projeto piloto chamado de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) será testado na Grande Vitória e em Domingos Martins, mas o objetivo é estendê-lo para todo o Estado. Outra iniciativa trata da ampliação do programa que agiliza a identificação de veículos roubados, sequestros, assaltos e monitoramento de transporte irregular de cargas por meio de sistema de câmeras de vigilância. A tecnologia aliada ao serviço policial é um grande ganho para a segurança pública.

Leia também:   Polícia Militar recupera trator e 35 sacas de café roubados em Boa Esperança

 

EFETIVO POLICIAL

O reforço no efetivo policial é uma das bandeiras da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa. De acordo com a Ales, a carência identificada pelo colegiado é frequentemente levantada nas audiências públicas, sobretudo no interior. A partir dessas reuniões a comissão tomou a iniciativa de fazer indicações ao Governo do Estado para melhorias na área. Conforme as informações do Ministério da Justiça, há um déficit de pessoal de 46,68% na Polícia Civil (são 2.037 profissionais hoje, enquanto o Estatuto do órgão prevê 3.821), e de 23,84% na Polícia Militar (8.318 PMs em atividade contra um número preconizado de 10.922).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here