O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e empresas parceiras estão realizando encontros técnicos em municípios para orientar produtores de café conilon e profissionais da área sobre a espécie de cochonilha que tem infestado cafezais e gerado prejuízos no norte do Espírito Santo.

A série de encontros teve início na quinta-feira (1º), em Rio Bananal, maior produtor de conilon do País na atualidade, segundo o Incaper. Nesta sexta-feira (2), a ação foi realizada nos municípios de Jaguaré e Montanha.

Nos encontros, o pesquisador do Incaper e doutor em Entomologia, Renan Queiroz, repassa informações para ajudar os participantes a fazerem a identificação do inseto, o monitoramento das lavouras e a aplicação de estratégias de controle da praga que podem ser testadas.

Ele explica que a cochonilha de cauda longa, como a espécie está sendo chamada, ainda não havia aparecido com tanta intensidade em terras capixabas. Por isso, não se têm estratégias de manejo específicas para tratar do problema.

Leia também:   Preço do café arábica registra alta nesta segunda-feira

“É importante treinar o olho e conhecer as características desse inseto para poder fazer o monitoramento e aplicar as práticas de manejo recomendadas para pragas parecidas, buscando controlar a infestação. Isso enquanto as pesquisas que estamos fazendo não apontam uma solução específica para essa espécie” – explicou Queiroz.

O encontro em Rio Bananal teve as presenças do diretor-presidente do Incaper, Franco Fiorot, do diretor técnico do Instituto, Antonio Elias Souza, e contou com cerca de 50 participantes. O extensionista do Incaper no município e organizador do evento, Bruno Pella, destacou a importância de inserir também os técnicos da área agrícola na ação.

“É uma medida estratégica. Esses técnicos serão multiplicadores das informações que estamos passando e nos ajudarão a alcançar um público maior, ampliando os esforços para controle dessa praga”, afirmou Pella.

O calendário dos próximos encontros técnicos nos municípios será apresentado na próxima semana, segundo o Incaper.

Foto do destaque: Felipe Ribeiro-Incaper/Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here