O Serviço de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) apresentou à Rede TC de Comunicações a tendência de chuva para o mês de março no norte do Estado. Conforme o Instituto, os acumulados podem ficar ligeiramente acima da média histórica.

Segundo o Incaper, a média de chuva para março em municípios do norte fica entre 100mm e 150mm, sendo que existe a possibilidade neste mês de ficar entre 25mm e 50mm acima dessas médias.

Para o mês de abril, assim como em todo o Estado, o Incaper indica que o acumulado de chuvas deve ficar entre 50mm e 100mm no norte, assim como em grande parte do Estado, mantendo a média histórica para o mês.

Já em maio, o Incaper apresenta tendência de acumulados de chuva entre 50mm e 100mm no litoral norte capixaba e de 25mm a 50mm mais ao extremo do norte. “Do ponto de vista de anomalia, esses acumulados se apresentam dentro da média climatológica para o mês nesta região do Estado”, acrescenta.

Leia também:   Clima frio e seco aumenta incidência de alterações na saúde de cães e gatos

Fatores de chuva

O Incaper relata que as condições do fenômeno El Niño, que estiveram entre moderado e forte até meados de fevereiro, tendem a diminuir gradualmente. “Estamos saindo da fase de El Niño, para a fase de La Niña que deve ocorrer entre os meses de junho a agosto de 2024. Essa fase de transição nos traz como características impactos muito mais nítidos nas temperaturas e quando estamos na fase de El Niño, as temperaturas tendem a ficar acima da média. Porém, em relação a chuvas, não há consenso, nem sinal expressivo nesta fase” – sustenta.

Conforme o Incaper, as chuvas mais expressivas ocorridas no Espírito Santo, em destaque no norte do Estado, são fruto da combinação do calor e da alta umidade relativa do ar. “Associadas a passagens de frentes frias oceânicas, que auxiliam a organização e formação de nuvens de tempestades, principalmente entre o período da tarde e noite, madrugada e manhã”, enfatiza.

Volumes expressivos esperados

Os volumes expressivos de chuva registrados nos dois primeiros meses do ano já eram esperados, conforme o Incaper. “Haja vista que, o início do período chuvoso no Espírito Santo atrasou, o que jogou para frente o período de chuvas mais expressivas no Estado”.

Leia também:   Clima frio e seco aumenta incidência de alterações na saúde de cães e gatos

O Incaper detalha que o começo do período chuvoso, que naturalmente se inicia em outubro, foi marcado por pouca chuva no Estado e calor acima da média, como já era esperado, em virtude da presença do El Niño.

“A tendência para os próximos meses é de redução na quantidade de chuvas, pois estaremos encerrando o período chuvoso e iniciando a fase de transição para período seco. De acordo com a modelagem de previsão climática, o mês de março ainda é um mês com chuvas mais expressivas, que devem cerrar o Verão com chuva dentro da média ou ligeiramente acima da média em várias regiões do Estado, inclusive na região norte capixaba” – reforça.

O Verão termina oficialmente no hemisfério sul à 0h06 do dia 20 de março, quando inicia o Outono.

Foto do destaque: Tatiana Milanez/TC Digital

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here