Por

Agência Brasil61

A vacinação é uma das principais formas de combater o novo coronavírus. O Ministério da Saúde enviou mais de 109 milhões de doses da vacina para as 26 unidades da Federação e o Distrito Federal. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o Governo Federal está oferecendo para estados e municípios o suporte necessário para o enfrentamento da pandemia.

“Nos comunicamos melhor com a nossa sociedade brasileira passando sempre uma mensagem calcada no melhor da evidência científica, discutir os rumos da nossa campanha de vacinação, oferecer subsídios técnicos a estados e municípios e apoiá-los no encaminhamento das ações que são planejadas no âmbito do Ministério. E temos feito um esforço extraordinário para ter doses de vacina à disposição da população brasileira, além de orientar acerca das medidas não farmacológicas” – afirmou o ministro.

A vacina é uma das principais formas de combater o coronavírus e diminuir a quantidade de pessoas com sintomas, casos graves e óbitos pela doença. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) está utilizando quatro tipos de imunizantes contra a covid-19. Todas as vacinas passaram pela avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e comprovaram a sua eficácia contra a doença.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Francieli Fantinato, lembra que a vacina não impede que o indivíduo seja infectado pelo vírus, mas evita que a doença não se desenvolva para um quadro grave. Por isso é tão importante continuar seguindo as medidas de segurança sanitárias após a vacinação.

“As vacinas não têm 100% de eficácia. As vacinas que estão disponíveis no momento têm como objetivo principal reduzir as complicações, as hospitalizações e as mortes pela doença. Ela [vacina] não tem capacidade de prevenir a infecção do novo coronavírus. Mas é importante que todas as pessoas tomem” – disse a coordenadora.

 

Foto do destaque: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here