Alunos do campus de São Mateus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) partem no dia 19 para São José dos Campos, São Paulo, onde participam da Baja Sae Brasil, uma competição nacional de veículos off-road produzidos por estudantes de Engenharia.

Em mensagem à Rede TC de Comunicações, o diretor-geral do Ifes em São Mateus, Eros Spalla, detalha que antes, na segunda-feira, dia 18, acontece um evento de lançamento do veículo produzido pelos estudantes mateenses. A apresentação será feita na sede do Bússola Hub, localizado no Bairro San Remo.

Ele explica que o veículo foi produzido pela Equipe SamaBaja, que tem o objetivo de projetar e fabricar um protótipo recreativo fora de estrada (off-road) que atenda requisitos exigidos pelo regulamento da competição organizada pela Sociedade de Engenheiros Automotivos no Brasil (SAE Brasil).

“O veículo criado deve ser seguro, facilmente transportado e de simples manutenção e operação. Deve ser capaz ainda de vencer terrenos acidentados em qualquer condição climática sem apresentar danos” – explica.

Leia também:   São Mateus gera mais de 1.600 empregos formais em um ano, indicam dados do Novo Caged

“O protagonismo dos alunos é característica marcante no projeto. Os membros têm a oportunidade de aprender na prática gerenciamento de projetos, técnicas de soldagem, modelagem, comunicação e muito mais. É engenharia no seu sentido mais puro e verdadeiro!” – destaca.

O diretor do Ifes lembra ainda que a Equipe SamaBaja é a atual campeã nacional na prova dinâmica de tração.

 

 

SAE BRASIL

O programa Baja SAE Brasil é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho.

Ao participar do programa, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off-road, desde a concepção, projeto detalhado, construção e testes. E o mais estimulante é que as equipes vencedoras são convidadas a participar da competição internacional, nos Estados Unidos.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual

 

Foto do destaque: Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here