Em coffee-break marcado para começar às 16h30, o Ifes de São Mateus apresenta nesta sexta-feira o SamaBaja 2020 diretores, coordenadores, outros servidores e apoiadores do programa, entre outros convidados. A apresentação do veículo off-road será na sala do SamaBaja DDE.

Foto: Ifes/Divulgação

“O programa Baja é inspirado na competição organizada pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE), criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos”, detalha a assessoria do Ifes, em mensagem à Rede TC. Conforme a instituição, o projeto acadêmico foi construído “visando buscar melhor formação para os engenheiros, por meio de atividade extracurricular, voltado exclusivamente aos alunos de graduação na área de engenharia, estimulando e introduzindo conhecimentos práticos em construção, montagem, manutenção de máquinas, ergonomia, trabalho em equipe, liderança, administração e mercadologia”.

De acordo com o Ifes, o principal objetivo é o desenvolvimento de um carro off-road do tipo baja, desde sua concepção até o projeto detalhado, construção e testes. Outro objetivo desta atividade é oficializar o programa como extensão no Ifes Campus São Mateus e dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Engenharia Mecânica a partir de março de 2010.

Leia também:   Jovem é assassinado a tiros em São Mateus

Fazem parte também deste programa os cursos técnicos em Mecânica e em Eletrotécnica, uma vez que os docentes são os mesmos da Engenharia Mecânica. “Os alunos desses cursos recebem como benefício a vivência de aplicar os conhecimentos teóricos em um projeto real, atuando nas áreas de fabricação mecânica, sensoriamento, telemetria e outros”.

Foto: Reprodução

EXTENSÃO

A assessoria do Ifes acrescenta que, na área de extensão, os membros do programa são incentivados a se envolverem em atividades que ultrapassem as fronteiras da comunidade acadêmica, como cursos de capacitação para alunos de outras instituições públicas e privadas nas áreas de fabricação, engenharia automotiva e outros segmentos de conhecimento específico da Engenharia Mecânica”.

Além das atividades técnico-científicas são desenvolvidos ainda projetos sociais, como o Criança Feliz (em que crianças carentes são apadrinhadas por alunos e servidores que desenvolvem atividades lúdicas e fazem doação de brinquedos), arrecadação e doação de alimentos e prestação de serviços para instituições carentes, “caracterizando ações de extensão comunitária”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here