O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está com inscrições abertas para o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC). Ao todo, são oito vagas que vão contemplar o Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra. O voluntário apoia as unidades de conservação por um período, com atividades que envolvem o atendimento ao público, comunicação, educação ambiental e proteção.

As vagas serão divididas em duas turmas de quatro voluntários: uma irá atuar de 13 de dezembro de 2021 a 21 de janeiro de 2022 e a outra de 22 de janeiro de 2022 a 03 de março de 2022. A carga horária é de 30 horas semanais, com previsão de atividades nos fins de semana. Alguns trabalhos poderão ser realizados em campo, com caminhadas de 2 a 4 quilômetros.

Os interessados deverão acessar o formulário de inscrição disponível no site https://iema.es.gov.br/pvuc-programa-de-voluntariado-em-unidades-de-conservacao, preenchê-lo e enviá-lo com o currículo (no máximo duas laudas) para o e-mail [email protected], com o assunto: “Inscrição Parque de Itaúnas – Turma I” ou “Inscrição Parque de Itaúnas – Turma II”. O resultado será divulgado no dia 02 de dezembro.

Leia também:   Iema abre inscrições de processo seletivo para Nível Superior

Podem participar pessoas acima de 18 anos com alguma experiência em atendimento ao público, sensibilização ambiental, aplicação de questionários, tabulação de dados e geração de gráficos em Excel, além de serviços manuais em geral ou comunicação social.

O trabalho voluntário não gera vínculo empregatício ou remuneração, conforme a Lei 9.608/1998 e IN 06/14 do Iema. Os voluntários recebem, como contrapartida da unidade de conservação, transporte saindo de Vitória, São Mateus ou Conceição da Barra até o Parque, alojamento com roupa de cama em quarto coletivo, com banheiros masculino e feminino na sede do PEI, cozinha com equipamentos e utensílios para o preparo das refeições, e empréstimo de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), quando necessário.

Além disso, os voluntários recebem capacitação sobre a unidade de conservação e atividades que serão realizadas. Há também a emissão de um certificado com carga horária e atividades realizadas. Devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), os voluntários deverão seguir os protocolos de saúde, como uso de máscaras, higienização das mãos, manter distância e não compartilhar objetos.

Leia também:   Espírito Santo registra 12 casos confirmados de Febre do Oropouche

 

 

Foto do destaque: Karol Gazoni/GovernoES-Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here