Câncer de próstata: troque o preconceito pela vida! Este é o tema da palestra que o urologista João Cunha Thomaz ministra nesta quarta-feira (28), às 19h, na sede do Lions. Membro da equipe integrada do Setor de Oncologia do Hospital Meridional São Mateus, o médico reforça o propósito da campanha Novembro Azul e deixa claro: “Homem que é homem cuida da saúde”. Para participar da palestra está sendo solicitada a doação de um quilo de alimento não-perecível.

O urologista relata que o Hospital Meridional intensifica a conscientização sobre a saúde do homem de forma geral. A orientação é de que os homens procurem o acompanhamento médico e realizem exames de rotina. No foco do Novembro Azul, o urologista salienta que é indicado que homens a partir de 50 anos comecem acompanhamento para verificar sobre o câncer de próstata. Quem possui fatores de risco, que são obesidade, histórico familiar e ser de raça negra, deve iniciar esse acompanhamento aos 45 anos.

“Um diagnóstico mais cedo, com a doença mais inicial, possibilita tratamento menos agressivo, com índice de cura muito maior”, frisa o médico João Cunha Thomaz. O acompanhamento é clínico (para identificar possíveis fatores de risco no paciente), exame de toque e de sangue (PSA). Conforme disse, está sendo quebrada a cultura de achar que o exame de toque tira a masculinidade do homem.

Leia também:   Saúde alerta sobre uso indiscriminado de medicamentos

LEIA TAMBÉM: Próstata tem destaque no universo geriátrico

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here